Área: Ensino
[Voltar]


 71-1 - @LMEDP.UFVJM: INSTAGRAM COMO PLATAFORMA DE DISSEMINAÇÃO CIENTÍFICA
Laura Oliveira da Costa (UFVJM - UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI) ; Maria Letícia Acorroni Fernandes de Freitas Roterdan (UFVJM - UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI) ; Vívian Machado Benassi (UFVJM - UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI)
   
Área Ensino
Palavras-chave:  REDES SOCIAIS, DIVULGAÇÃO, PESQUISA
[Resumo]   [Completo]



 969-1 - A EXPERIÊNCIA HISTÓRICO-CRÍTICA NO ENSINO-APRENDIZAGEM DA MICROBIOLOGIA
Francisca Elane Costa E Silva (IFCE - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará) ; Inambê Sales Fontenele (IFCE - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará) ; Edmo Montes Rodrigues (IFCE - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará) ; Ana Natália Duarte Lima (UFC - Universidade Federal do Ceará )
   
Área Ensino
Palavras-chave:  Saberes da experiência, educação cidadã, práxis
[Resumo]   [Completo]



 1178-1 - A IMPORTÂNCIA DA RETOMADA DAS ATIVIDADES PRÁTICAS EM MICROBIOLOGIA COMO INSTRUMENTO MOTIVADOR DE APRENDIZAGEM
Kelly Fernanda Seára da Silva (UFAL - Universidade Federal de Alagoas/ Campus de Arapiraca) ; Averlane Vieira da Silva (UFAL - Universidade Federal de Alagoas/ Campus de Arapiraca) ; Cledna Kaline dos Santos Duarte (UFAL - Universidade Federal de Alagoas/ Campus de Arapiraca) ; Emanuelly Beatriz Tenório Sampaio (UFAL - Universidade Federal de Alagoas/ Campus de Arapiraca) ; Jéssia Elem Cunha Barbosa (UFAL - Universidade Federal de Alagoas/ Campus de Arapiraca) ; Leonardo da Silva Santos (UFAL - Universidade Federal de Alagoas/ Campus de Arapiraca) ; Lidiany Alves Siqueira (UFAL - Universidade Federal de Alagoas/ Campus de Arapiraca) ; Maria Nicolle Pereira da Silva (UFAL - Universidade Federal de Alagoas/ Campus de Arapiraca) ; Mariana dos Santos (UFAL - Universidade Federal de Alagoas/ Campus de Arapiraca) ; Vanessa Daiany Vieira Medeiros (UFAL - Universidade Federal de Alagoas/ Centro de Tecnologia CTEC) ; Vannêssa Rodrigues Teles Maia (UFAL - Universidade Federal de Alagoas/ Campus de Arapiraca) ; Alysson Wagner Fernandes Duarte (UFAL - Universidade Federal de Alagoas/ Campus de Arapiraca)
   
Área Ensino
Palavras-chave:  Bactérias, Fungos, Isolamento, Práticas em Microbiologia
[Resumo]   [Completo]



 887-1 - ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DO ENSINO DE MICROBIOLOGIA NA AMÉRICA: UM ESTUDO DA DINÂMICA DE PRODUÇÕES, FONTES, AFILIAÇÕES E COLABORAÇÃO INTERNACIONAL
Ana Kaelle Costa de Oliveira (IFPI - INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ - CAMPUS TERESINA CENTRAL) ; Marlucia da Silva Bezerra Lacerda (IFPI - INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ - CAMPUS TERESINA CENTRAL) ; Francisco de Assis Diniz Sobrinho (IFPI - INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ - CAMPUS TERESINA CENTRAL)
   
Área Ensino
Palavras-chave:  Bibliometria, Produção, Ensino de Microbiologia, América
[Resumo]   [Completo]



 300-2 - AULAS PRÁTICAS DE MICROBIOLOGIA NO CONTEXTO ESCOLAR – UMA ESTRATÉGIA PARA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA
Manuela de Souza Matos (UFAM - UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS) ; Larissa Emily Santos da Silva (UFAM - UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS) ; Kelythe Nunes da Silva (UFAM - UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS) ; Fernanda Victoria Nery Dias (UFAM - UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS) ; Adriely Moreira Silva (UFAM - UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS)
   
Área Ensino
Palavras-chave:  Aulas práticas, Microbiologia, Alfabetização científica
[Resumo]   [Completo]



 241-1 - BACRESISTANT: A CONTRIBUTION TO THE TOPIC OF BACTERIAL RESISTANCE TO ANTIMICROBIALS IN MICROBIOLOGY TEACHING
Samantha Carvalho Maia Brito (ICB-USP - Instituto de Ciências Biomédicas - Universidade de São Paulo) ; Barbara Rodrigues Cintra Armellini (ICB-USP - Instituto de Ciências Biomédicas - Universidade de São Paulo) ; Vanessa Bueris (ICB-USP - Instituto de Ciências Biomédicas - Universidade de São Paulo) ; Alexandre La Luna (ICB-USP - Instituto de Ciências Biomédicas - Universidade de São Paulo, IFSP-SOR - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia/Sorocaba) ; Rita de Cassia Cafe Ferreira (ICB-USP - Instituto de Ciências Biomédicas - Universidade de São Paulo)
   
Área Ensino
Palavras-chave:  Antimicrobials, Bacterial Resistance, Facebook®, Genetics, Microbiology Teaching
[Resumo]   [Completo]



 416-1 - CONECTANDO CIÊNCIA E SOCIEDADE: PROJETOS MICROLÂNDIA E MUSEU ITINERANTE DE MICROBIOLOGIA NA DIVULGAÇÃO E NO ENSINO DA MICROBIOLOGIA.
Julia Cardoso (UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americano) ; Ingrid Perdomo (UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americano) ; Quemili Brand (UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americano) ; Dayana Colaco (UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americano) ; Rafaella Santos (UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americano)
   
Área Ensino
Palavras-chave:  Divulgação científica, Microbiologia, Práticas pedagógicas, Projeto de extensão, Redes sociais
[Resumo]  



 890-2 - CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL DIALÓGICA E DA PERSPECTIVA ECO-RELACIONAL PARA A DIDÁTICA DE ENSINO E APRENDIZAGEM BÁSICA EM MICROBIOLOGIA
Ana Natália Duarte Lima (UFC - Universidade Federal do Ceará ) ; Inambê Sales Fontenele (IFCE - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará) ; Edmo Montes Rodrigues (IFCE - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará) ; Antônio Cláudio Moreira Costa (UFU - Universidade Federal de Uberlândia)
   
Área Ensino
Palavras-chave:  educação, ensino, interculturalidade, construção de saberes
[Resumo]   [Completo]



 653-2 - DESCRIÇÃO DE CARDÁPIOS COM ALIMENTOS ASSOCIADOS A MICRORGANISMOS E SEUS METABÓLITOS COMO FERRAMENTA DIDÁTICA AO ENSINO DE MICROBIOLOGIA
Rodrigo Almeida Saraiva (UECE - Universidade Estadual do Ceará) ; Lucas Jacinto Mota (UECE - Universidade Estadual do Ceará) ; Sofia Rabelo Xavier (UECE - Universidade Estadual do Ceará) ; Lydia Dayanne Maia Pantoja (UECE - Universidade Estadual do Ceará) ; Germana Costa Paixão (UECE - Universidade Estadual do Ceará)
   
Área Ensino
Palavras-chave:  alimento, microrganismo, recurso didático
[Resumo]   [Completo]



 601-1 - DESENVOLVIMENTO DE EXAME CLÍNICO OBJETIVO ESTRUTURADO (OSCE) COMO METODOLOGIA DE ENSINO PARA RESIDENTES DE ENFERMAGEM NA PRÁTICA DE COLETA DE HEMOCULTURA
Bianca de Oliveira Fonseca (HFL-MS - Hospital Federal da Lagoa- Ministério da Saúde) ; Dayse Cohen (HFL-MS - Hospital Federal da Lagoa- Ministério da Saúde) ; Aline Conceição Silva (HFL-MS - Hospital Federal da Lagoa- Ministério da Saúde) ; Rene de Oliveira Almeida (HFL-MS - Hospital Federal da Lagoa- Ministério da Saúde) ; Esther Jaccoud Ribeiro (IFRJ/CAMPUS REALENGO - Instituto Federal do Rio de Janeiro / Campus Realengo) ; Millena Barbosa de Carvalho Silva (HFL-MS - Hospital Federal da Lagoa- Ministério da Saúde) ; Rayssa Nascimento Vasconcelos (HFL-MS - Hospital Federal da Lagoa- Ministério da Saúde) ; Carla Eduarda da Silva Nascimento (HFL-MS - Hospital Federal da Lagoa- Ministério da Saúde) ; Thais Machado Teixeira (HFL-MS - Hospital Federal da Lagoa- Ministério da Saúde) ; Luiza Cristina Albuquerque da Mota (HFL-MS - Hospital Federal da Lagoa- Ministério da Saúde) ; Marcus Filipe Mendengue Ferreira (HFL-MS - Hospital Federal da Lagoa- Ministério da Saúde) ; Débora Leandro Rama Gomes (IFRJ/CAMPUS REALENGO - Instituto Federal do Rio de Janeiro / Campus Realengo) ; Thamires Silva dos Santos (HFL-MS - Hospital Federal da Lagoa- Ministério da Saúde) ; Shuellen Regina Nogueira Rocha (HFL-MS - Hospital Federal da Lagoa- Ministério da Saúde) ; Amanda Ellen Leite Mercês de Sampaio (HFL-MS - Hospital Federal da Lagoa- Ministério da Saúde)
   
Área Ensino
Palavras-chave:  Coleta de hemocultura, Ensino, Exame Clínico Objetivo Estruturado, Segurança do paciente, Uso racional de antimicrobianos
[Resumo]   [Completo]



 614-1 - EDUCAÇÃO EM SAÚDE E O PÚBLICO INFANTIL: ATIVIDADES EXTENSIONISTAS DO PET-SAÚDE FRENTE AOS IMPACTOS DA COVID-19 EM ESCOLAS DA ZONA OESTE DO RIO DE JANEIRO
Juliana Mamani Mamani (IFRJ/CAMPUS REALENGO - Instituto Federal do Rio de Janeiro / Campus Realengo) ; Débora da Silva Almeida (IFRJ/CAMPUS REALENGO - Instituto Federal do Rio de Janeiro / Campus Realengo) ; Marjory Rocha de Jesus (IFRJ/CAMPUS REALENGO - Instituto Federal do Rio de Janeiro / Campus Realengo) ; Carolina de Souza dos Santos (IFRJ/CAMPUS REALENGO - Instituto Federal do Rio de Janeiro / Campus Realengo) ; Ana Caterine Chasco Bottino Kamphorst (CMS-MGSF - Centro Municipal de Saúde Manoel Guilherme da Silveira Filho) ; Janaína Dória Líbano Soares (IFRJ/CAMPUS REALENGO - Instituto Federal do Rio de Janeiro / Campus Realengo) ; Débora Leandro Rama Gomes (IFRJ/CAMPUS REALENGO - Instituto Federal do Rio de Janeiro / Campus Realengo)
   
Área Ensino
Palavras-chave:  COVID-19, Educação em Saúde, Fake News, Higienização das Mãos, Infância
[Resumo]   [Completo]



 921-1 - EDUCADORES EM SAÚDE: UMA METODOLOGIA INOVADORA PARA O ENSINO EM MICROBIOLOGIA E PARASITOLOGIA
Natan Zefiro Melo (PPGMPA - UFF - Pós-graduação em Microbiologia e Parasitologia Aplicaas, IB - UFF - Instituto Biomédico - Universidade Federal Fluminense) ; Aline Silva de Mattos Queiroz (PPGMEDVET - UFF - Programa de Pós-graduação em Medicina Veterinária) ; Ricardo Luiz Dantas Machado (IB - UFF - Instituto Biomédico - Universidade Federal Fluminense, PPGMPA - UFF - Pós-graduação em Microbiologia e Parasitologia Aplicaas) ; Andréa Regina Souza Baptista (IB - UFF - Instituto Biomédico - Universidade Federal Fluminense, PPGMPA - UFF - Pós-graduação em Microbiologia e Parasitologia Aplicaas, PPGMEDVET - UFF - Programa de Pós-graduação em Medicina Veterinária) ; Adriana Pittella Sudré (IB - UFF - Instituto Biomédico - Universidade Federal Fluminense, PPGMPA - UFF - Pós-graduação em Microbiologia e Parasitologia Aplicaas)
   
Área Ensino
Palavras-chave:  Educação Popular em Saúde, Educação Médica, Extensão Universitária
[Resumo]   [Completo]



 694-1 - ESTRATÉGIAS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA DESENVOLVIDAS PELA LIGA ACADÊMICA DE MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA DO INSTITUTO FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Amanda Bunn Monteiro Borges (IFRJ/CAMPUS REALENGO - Instituto Federal do Rio de Janeiro / Campus Realengo) ; Thayssa Maria de Alvarenga Gomes (IFRJ/CAMPUS REALENGO - Instituto Federal do Rio de Janeiro / Campus Realengo) ; Marcelina Gabriela Bichet de Bessa (IFRJ/CAMPUS REALENGO - Instituto Federal do Rio de Janeiro / Campus Realengo) ; Milena Fernandes Cardoso (IFRJ/CAMPUS REALENGO - Instituto Federal do Rio de Janeiro / Campus Realengo) ; Beatriz Cristina Machado de Oliveira (IFRJ/CAMPUS REALENGO - Instituto Federal do Rio de Janeiro / Campus Realengo) ; Letícia da Silva Rêgo de Santana (IFRJ/CAMPUS REALENGO - Instituto Federal do Rio de Janeiro / Campus Realengo) ; Júlia Bragança Soares (IFRJ/CAMPUS REALENGO - Instituto Federal do Rio de Janeiro / Campus Realengo) ; Carolina de Oliveira Salles (IFRJ/CAMPUS REALENGO - Instituto Federal do Rio de Janeiro / Campus Realengo) ; Esther Jaccoud Ribeiro (IFRJ/CAMPUS REALENGO - Instituto Federal do Rio de Janeiro / Campus Realengo) ; Ariane Maria da Silva Coelho (IFRJ/CAMPUS REALENGO - Instituto Federal do Rio de Janeiro / Campus Realengo) ; Anyelen Ferreira Oliveira dos Santos (IFRJ/CAMPUS REALENGO - Instituto Federal do Rio de Janeiro / Campus Realengo) ; Débora Leandro Rama Gomes (IFRJ/CAMPUS REALENGO - Instituto Federal do Rio de Janeiro / Campus Realengo)
   
Área Ensino
Palavras-chave:  Divulgação Científica, Ensino, Imunologia, Liga Acadêmica, Microbiologia
[Resumo]   [Completo]



 165-2 - EXPERIÊNCIAS EXITOSAS EM EDUCAÇÃO EM SAÚDE FRENTE AOS EFEITOS DA PANDEMIA DE COVID-19: ATIVIDADES EXTENSIONISTAS DO PET-SAÚDE JUNTO A ADOLESCENTES DA ZONA OESTE DO RIO DE JANEIRO
Bianca Zille de Moura Gabriel (IFRJ/CAMPUS REALENGO - Instituto Federal do Rio de Janeiro / Campus Realengo) ; Maíra dos Anjos Oliveira (IFRJ/CAMPUS REALENGO - Instituto Federal do Rio de Janeiro / Campus Realengo) ; Milene Candido da Silva (IFRJ/CAMPUS REALENGO - Instituto Federal do Rio de Janeiro / Campus Realengo) ; Jade Tavares Tartaruga (IFRJ/CAMPUS REALENGO - Instituto Federal do Rio de Janeiro / Campus Realengo) ; Carolina de Oliveira Salles (IFRJ/CAMPUS REALENGO - Instituto Federal do Rio de Janeiro / Campus Realengo) ; Karynne Cybelle Palmeira de Arruda (CMS-MGSF - Centro Municipal de Saúde Manoel Guilherme da Silveira Filho) ; Janaína Dória Líbano Soares (IFRJ/CAMPUS REALENGO - Instituto Federal do Rio de Janeiro / Campus Realengo) ; Débora Leandro Rama Gomes (IFRJ/CAMPUS REALENGO - Instituto Federal do Rio de Janeiro / Campus Realengo)
   
Área Ensino
Palavras-chave:  Adolescentes, COVID-19, Educação em Saúde, Fake News, Higienização das Mãos
[Resumo]   [Completo]



 1488-2 - GAMEFICAÇÃO DO ENSINO DE MICROBIOLOGIA: DESENVOLVIMENTO DO JOGO PERFIL MICROBIOLÓGICO
Heloisa Helena Medeiros Dal Molin (UNIVEL - Centro Universitário Univel) ; Amábile Cristine Helanski (UNIVEL - Centro Universitário Univel) ; Douglas Cardozo (UNIVEL - Centro Universitário Univel) ; Giovanna Cassia Amaral Folly (UNIVEL - Centro Universitário Univel) ; Lucas Gabriel Pereira dos Santos (UNIVEL - Centro Universitário Univel) ; Pablo Leonardo Kaim (UNIVEL - Centro Universitário Univel) ; Pyetra Mariah Madureira Filus (UNIVEL - Centro Universitário Univel) ; Thaila Cristina Orbem (UNIVEL - Centro Universitário Univel) ; Jéssica Rosário (UNIVEL - Centro Universitário Univel) ; Gabriel Dequigiovanni (UNIVEL - Centro Universitário Univel)
   
Área Ensino
Palavras-chave:  Aprendizagem Ativa, Gamificação Educacional, Microbiologia Interativa, Jogos didáticos, Metodologias de Ensino
[Resumo]   [Completo]



 1009-1 - GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DA MICROBIOLOGIA: APRENDENDO COM O MICROQUEST
Yuri Victor Lahud (HUAP-UFF - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE, UFF - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE) ; Rachel Leite Ribeiro (HUAP-UFF - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE) ; Renata Fernandes Rabello (UFF - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE)
   
Área Ensino
Palavras-chave:  Bacteriologia, Gamificação, Jogos didáticos, Microbiologia
[Resumo]   [Completo]



 390-2 - INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES (ICTS) IN MICROBIOLOGY TEACHING: STAPHYLOCOCCUS SP. IN #ADOTE PROJECT
Victor Samuel Hasten Reiter (ICB/USP - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAUL) ; Leticia Kitazawa Souza Santos (ICB/USP - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAUL) ; Gabriel Silva Oliveira (ICB/USP - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAUL) ; Luana Pilone Silva (ICB/USP - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAUL) ; Gabriel Henrique Rodella Guedes (ICB/USP - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAUL) ; Felipe Nejm Oinegue Fulfaro (ICB/USP - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAUL) ; Maria Fernanda Passos Lima (ICB/USP - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAUL) ; Davy Queiroz Viana (ICB/USP - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAUL) ; Sophia Maria Machado da Veiga (ICB/USP - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAUL) ; Rita de Cassia Café Ferreira (ICB/USP - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAUL)
   
Área Ensino
Palavras-chave:  Active Learning, ICTs, Instagram®, Scientific Divulgation, Staphylococcus
[Resumo]  



 223-1 - INSTAGRAM AS A VIRTUAL LEARNING ENVIRONMENT FOR BACTERIOLOGY TEACHING
Bárbara Rodrigues Cintra Armellini (ICB-USP - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DA UNIVERSIDADE DE SP) ; Lara Nardi Baroni (ICB-USP - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DA UNIVERSIDADE DE SP) ; Samantha Carvalho Maia Brito (ICB-USP - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DA UNIVERSIDADE DE SP) ; Ana Carolina Ramos Moreno (ICB-USP - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DA UNIVERSIDADE DE SP) ; Rita de Cássia Café Ferreira (ICB-USP - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DA UNIVERSIDADE DE SP)
   
Área Ensino
Palavras-chave:  Active Learning, Bacteriology, Higher Education, Instagram, Virtual Learning Environment
[Resumo]   [Completo]



 1295-2 - ISOLAMENTO DE LEVEDURAS DE FLORES E DE FRUTOS
Elisabete Vicente (ICB/USP - INSTITUTO CIÊNCIAS BIOMÉDICAS/USP, DEP. DE MICROBIOLOGIA ) ; Tadeu Barbosa (ICB/USP - INSTITUTO CIÊNCIAS BIOMÉDICAS/USP, DEP. DE MICROBIOLOGIA ) ; Maria Luisa Zardo (ICB/USP - INSTITUTO CIÊNCIAS BIOMÉDICAS/USP, DEP. DE MICROBIOLOGIA ) ; Rita Café Ferreira (ICB/USP - INSTITUTO CIÊNCIAS BIOMÉDICAS/USP, DEP. DE MICROBIOLOGIA )
   
Área Ensino
Palavras-chave:  levedura, biotecnologia, biodiversidade
[Resumo]   [Completo]



 616-2 - JÁ QUE A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL ARROMBOU A PORTA DA SALA DE AULA, VAMOS TRABALHAR COM ELA: UM MODELO SIMPLES DE APLICAÇÃO.
Alexandre Lourenço (FMJ - Faculdade de Medicina de Jundiaí, USCS - Universidade de São Caetano do Sul, UNIP - Universidade Paulista, UNIFACCAMP - Centro Universitário Campo Limpo Paulista)
   
Área Ensino
Palavras-chave:  Avaliação, ChatGPT, Inteligência artificial, Tecnologia no ensino
[Resumo]   [Completo]



 694-2 - LAMIM NA ESCOLA: ATIVIDADES EXTENSIONISTAS SOBRE A IMPORTÂNCIA DA VACINAÇÃO CONTRA O HPV EM ESCOLAS PÚBLICAS DA ZONA OESTE DO RIO DE JANEIRO
Júlia Bragança Soares (IFRJ/CAMPUS REALENGO - Instituto Federal do Rio de Janeiro / Campus Realengo) ; Carolina de Oliveira Salles (IFRJ/CAMPUS REALENGO - Instituto Federal do Rio de Janeiro / Campus Realengo) ; Esther Jaccoud Ribeiro (IFRJ/CAMPUS REALENGO - Instituto Federal do Rio de Janeiro / Campus Realengo) ; Ariane Maria da Silva Coelho (IFRJ/CAMPUS REALENGO - Instituto Federal do Rio de Janeiro / Campus Realengo) ; Anyelen Ferreira Oliveira dos Santos (IFRJ/CAMPUS REALENGO - Instituto Federal do Rio de Janeiro / Campus Realengo) ; Amanda Bunn Monteiro Borges (IFRJ/CAMPUS REALENGO - Instituto Federal do Rio de Janeiro / Campus Realengo) ; Thayssa Maria de Alvarenga Gomes (IFRJ/CAMPUS REALENGO - Instituto Federal do Rio de Janeiro / Campus Realengo) ; Marcelina Gabriela Bichet de Bessa (IFRJ/CAMPUS REALENGO - Instituto Federal do Rio de Janeiro / Campus Realengo) ; Milena Fernandes Cardoso (IFRJ/CAMPUS REALENGO - Instituto Federal do Rio de Janeiro / Campus Realengo) ; Beatriz Cristina Machado de Oliveira (IFRJ/CAMPUS REALENGO - Instituto Federal do Rio de Janeiro / Campus Realengo) ; Letícia da Silva Rêgo de Santana (IFRJ/CAMPUS REALENGO - Instituto Federal do Rio de Janeiro / Campus Realengo) ; Débora Leandro Rama Gomes (IFRJ/CAMPUS REALENGO - Instituto Federal do Rio de Janeiro / Campus Realengo)
   
Área Ensino
Palavras-chave:  Educação em Saúde, HPV, Liga Acadêmica, Papilomavírus Humano, Vacinas
[Resumo]   [Completo]



 414-1 - LUDO MICROBIOLÓGICO: ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE MICROBIOLOGIA GERAL
Tahis Regina Baú (IFSC - Instituto Federal de Santa Catarina - São Miguel do Oeste) ; Jacinta Luiza Rizzi Marcom (IFSC - Instituto Federal de Santa Catarina - São Miguel do Oeste)
   
Área Ensino
Palavras-chave:  aprendizagem significativa, jogos educacionais, protagonismo discente, estratégias de ensino
[Resumo]   [Completo]



 1234-1 - METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM:POSSIBILIDADES PARA A MICROBIOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
Jeiza Diely Saraiva Albuquerque Ferreira (IFPI - INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ, CAMPUS TERESINA CENTRAL ) ; Marlucia da Silva Bezerra lacerda (IFPI - INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ, CAMPUS TERESINA CENTRAL ) ; Sara Ribeiro de Mesquita (IFPI - INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ, CAMPUS TERESINA CENTRAL )
   
Área Ensino
Palavras-chave:  Aprendizagem Baseada em Equipes, Ensino Híbrido, Ensino por Investigação, Gamificação, Rotação por Estações
[Resumo]   [Completo]



 275-2 - MICROMUNDO: DIVULGANDO A MICROBIOLOGIA NO IFPR-CAMPUS COLOMBO POR MEIO DE AULAS PRÁTICAS
Ana Luísa Provenci de Barros (IFPR - INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ - CAMPUS COLOMBO) ; Emilly Strapasson (IFPR - INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ - CAMPUS COLOMBO) ; Eduardo Fioravanti Farina (IFPR - INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ - CAMPUS COLOMBO) ; Gabriela Keppe Rocha (IFPR - INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ - CAMPUS COLOMBO) ; Gabriela Lima E Silva (IFPR - INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ - CAMPUS COLOMBO) ; Isadora de Sousa Barros (IFPR - INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ - CAMPUS COLOMBO) ; Roberta Thomas Camargo (IFPR - INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ - CAMPUS COLOMBO) ; Graciele Viccini Isaka (IFPR - INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ - CAMPUS COLOMBO)
   
Área Ensino
Palavras-chave:  atividades práticas laboratoriais, metodologias ativas, microrganismos, mundo microscópico
[Resumo]   [Completo]



 54-1 - MICRORGANISMOS INDICADORES DA QUALIDADE DA ÁGUA COMO AGENTES DE CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ABORDAGEM DIDÁTICA INVESTIGATIVA
Iury de Paula Souza (UFPA - Universidade Federal do Pará) ; Daniel Gonçalves Jardim (EAUFPA - Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará) ; Francisco Acácio Alves (UFPA - Universidade Federal do Pará)
   
Área Ensino
Palavras-chave:  Ensino investigativo, Ensino de microbiologia ambiental, Coliformes, Poluição da água, Protagonismo estudantil
[Resumo]   [Completo]



 1036-1 - MUNDO MICROBIANO EM AÇÃO: ENSINO DE MICROBIOLOGIA POR MEIO DA INTEGRAÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA PÚBLICA
Cláudia Oliveira Fontes (UFJF-GV - UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA/CAMPUS GV) ; Fabio Alessandro Pieri (UFJF-GV - UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA/CAMPUS GV) ; Marcelo Nagem Valério de Oliveira (UFJF-GV - UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA/CAMPUS GV) ; Alexandra Paiva Araújo Vieira (UFJF-GV - UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA/CAMPUS GV)
   
Área Ensino
Palavras-chave:  Microbiologia, Microrganismos, Educação em saúde, Interação microrganismo-hospdeiro, Ensino em Microbiologia
[Resumo]   [Completo]



 591-2 - O IMPACTO DE DIFERENTES FORMATOS DE POSTAGENS EM REDESOCIAL NA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA DE GRANDES PESQUISADORES DAMICROBIOLOGIA
Ana Larissa Muniz Maciel (UECE - Universidade Estadual do Ceará) ; Amanda Beatriz da Costa Moura (UECE - Universidade Estadual do Ceará) ; Josiel dos Dantos Castro (UECE - Universidade Estadual do Ceará) ; Germana Costa Paixão (UECE - Universidade Estadual do Ceará) ; Lydia Dayanne Maia Pantoja (UECE - Universidade Estadual do Ceará)
   
Área Ensino
Palavras-chave:  Mídia-educação, Instagram, Reels
[Resumo]   [Completo]



 612-1 - O USO DE METOLOGIA ATIVA NO LABORATÓRIO DE MICROBIOLOGIA PARA O ENSINO DE ENDOCARDITE INFECCIOSA
Maria Emília de Oliveira (UNIVAÇO - União Educacional do Vale do Aço) ; Nilza Gonçalves da Silva (UNIVAÇO - União Educacional do Vale do Aço) ; Cláudia Oliveira Fontes (UFJF/GV - Universidade Federal de Juiz de Fora/ Governador Valadares) ; Trycia Martins Salviano Alves (UNIVAÇO - União Educacional do Vale do Aço)
   
Área Ensino
Palavras-chave:  Microbiologia, Medicina, Metodologia ativa, Endocardite infecciosa
[Resumo]   [Completo]



 325-1 - PRACTICAL RESEARCH AND TEACHING ACTIVITIES IN MICROBIOLOGY: FOCUS ON PATHOGENICITY OF ENTEROINVASIVE ESCHERICHIA COLI (EIEC)
Lara Nardi Baroni (ICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS) ; Bárbara Rodrigues Cintra Armellini (ICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS) ; Ana Carolina Ramos Moreno (ICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS, IBU - INSTITUTO BUTANTAN) ; Rita de Cássia Café Ferreira (ICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS)
   
Área Ensino
Palavras-chave:  active teaching methodology, EIEC, Escherichia coli, teaching
[Resumo]   [Completo]



 563-2 - PROJETOS DE MONITORIA E SUA CONTRIBUINDO NO ENSINO TEÓRICO-PRÁTICO DE MICROBIOLOGIA.
Fábio Nunes (UFPA - Universidade Federal do Pará) ; Rayssa Silva Lima (UFPA - Universidade Federal do Pará) ; Eduarda Pastana dos Santos (UFPA - Universidade Federal do Pará) ; Carolyne Cristina Macedo Abadessa (UFPA - Universidade Federal do Pará) ; Karla Tereza Silva Ribeiro (UFPA - Universidade Federal do Pará)
   
Área Ensino
Palavras-chave:  monitoria, microbiologia, estratégias metodológicas, produtos educacionais, tecnologias digitais
[Resumo]   [Completo]



 471-1 - RESPINGO LETAL: A GAME THAT CONTRIBUTES TO THE LEARNING OF MICROBIOLOGY
Bruna Rodrigues Corrêa (USP - Universidade de São Paulo) ; Matheus Gallardo Souza Inoue (USP - Universidade de São Paulo) ; Raphaela Machado Campos Lopes (USP - Universidade de São Paulo) ; Carolina Diorio Nastaro (USP - Universidade de São Paulo) ; Izabela Amélia Marques de Andrade (USP - Universidade de São Paulo) ; Rafaela Augusto Maia (USP - Universidade de São Paulo) ; Christian Henrique Monstans Scavone dos Santos (USP - Universidade de São Paulo) ; Pedro Gabriel Valente da Silva Oliveira (USP - Universidade de São Paulo) ; Pedro Lucas da Silva Oliveira (USP - Universidade de São Paulo) ; Samantha Maia Britto (USP - Universidade de São Paulo) ; Rita de Cássia Café Ferreira (USP - Universidade de São Paulo)
   
Área Ensino
Palavras-chave:  Active Methodologies, Game, Microbiology Teaching, Mycobacterium tuberculosis
[Resumo]   [Completo]



 890-1 - SIGNIFICAÇÕES DISCENTES DO ENSINO INTERDISCIPLINAR DE MICROBIOLOGIA
Inambê Sales Fontenele (IFCE - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará) ; Francisca Elane Costa E Silva (IFCE - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará) ; Edmo Montes Rodrigues (IFCE - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará)
   
Área Ensino
Palavras-chave:  Aula de campo, vivência, ecologia, educação
[Resumo]   [Completo]



 325-2 - THE ADOPTION OF A SUPERHERO BACTERIA: ESCHERICHIA COLI AND ITSADVENTURES IN MICROBIOLOGY EDUCATION
Bruna Gennari Rosa (ICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS) ; Fernanda Ayumi Nagay Yoshihara (ICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS) ; Isadora Medeiros (ICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS) ; Beatriz Dinat Labone Silva (ICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS) ; Giovanna Matos Rodrigues (ICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS) ; Giovanna Tresso Custódio (ICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS) ; Isabelle Carolina Cotrim Gozzi (ICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS) ; José Ricardo Ferreira de Lucena (ICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS) ; Lara Nardi Baroni (ICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS) ; Ana Carolina Ramos Moreno (ICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS, IBU - INSTITUTO BUTANTAN) ; Rita de Cássia Café Ferreira (ICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS)
   
Área Ensino
Palavras-chave:  Adopt, active methodology, Escherichia coli, teaching, superheroes
[Resumo]   [Completo]



 223-2 - THE “ADOPT A BACTERIA” AS AN E-LERANING TOOL FOR CONCURRENTLY TEACHING MICROBIOLOGY TO DIFFERENT HEALTH-RELATED UNIVERSITY COURSES
Bárbara Rodrigues Cintra Armellini (ICB-USP - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DA UNIVERSIDADE DE SP) ; Hadassa Cristhina de Azevedo Soares dos Santos (ICB-USP - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DA UNIVERSIDADE DE SP) ; Giovanna Lello Naves (UNIS-MG - CENTRO UNIVERSITÁRIO DO SUL DE MINAS ) ; Ana Carolina Ramos Moreno (ICB-USP - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DA UNIVERSIDADE DE SP) ; Vanessa Bueris (ICB-USP - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DA UNIVERSIDADE DE SP) ; Rita de Cássia Café Ferreira (ICB-USP - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DA UNIVERSIDADE DE SP)
   
Área Ensino
Palavras-chave:  Active Learning, e-learning, Health-related courses, Higher Education , Social Media
[Resumo]   [Completo]



 627-1 - TITLE: DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NO LINKEDIN: ESTRATÉGIAS INOVADORAS PARA ALCANCE E NETWORKING
Maria Leticia Acorroni Fernandes de Freitas Roterdan (UFVJM - UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI ) ; Laura Oliveira da Costa (UFVJM - UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI ) ; Vivian Machado Benassi (UFVJM - UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI )
   
Área Ensino
Palavras-chave:  Divulgação Científica, Networking, Pesquisa
[Resumo]   [Completo]



 1295-1 - UM PROTOCOLO SIMPLIFICADO PARA ISOLAMENTO DE BACTERIOFAGOS BACTERIOLÍTICOS A PARTIR DE AMOSTRAS AMBIENTAIS DE RIOS E LAGOS URBANOS
Elisabete Vicente (ICB/USP - INSTITUTO CIÊNCIAS BIOMÉDICAS/USP, DEP. DE MICROBIOLOGIA ) ; Regina Simionato (ICB/USP - INSTITUTO CIÊNCIAS BIOMÉDICAS/USP, DEP. DE MICROBIOLOGIA ) ; Rita Café (ICB/USP - INSTITUTO CIÊNCIAS BIOMÉDICAS/USP, DEP. DE MICROBIOLOGIA )
   
Área Ensino
Palavras-chave:  vírus de bactérias, bacteriófagos, agentes bacteriolíticos, fagoterapia, controle biológico, agentes antibacterianos alternativos
[Resumo]   [Completo]



 1305-1 - USO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE MICROBIOLOGIA NA DISCIPLINA DE ÁGUAS RESIDUÁRIAS
Izabela Cristiane de Lima Silva (IFCE - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará) ; Edmo Montes Rodrigues (IFCE - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará)
   
Área Ensino
Palavras-chave:  metodologia de ensino, conhecimentos prévios, práxis pedagógica
[Resumo]   [Completo]



 563-1 - USO DA GAMIFICAÇÃO NO APRENDIZADO DA RESISTÊNCIA BACTERIANA NO ENSINO SUPERIOR.
Adrielly da Costa de Lima (UFPA - Universidade Federal do Pará) ; Juliana Borges da Silva (UFPA - Universidade Federal do Pará) ; Matteus Barbosa Marinho (UFPA - Universidade Federal do Pará) ; Bruna Cristina Barros Diniz (UFPA - Universidade Federal do Pará) ; André Luis Morais Marques (UFPA - Universidade Federal do Pará) ; Ana Paula E Silva da Conceição (UFPA - Universidade Federal do Pará) ; Héria Martina Costa Neves (UFPA - Universidade Federal do Pará) ; Sheyla Mara Almeida Ribeiro (UFPA - Universidade Federal do Pará) ; Karla Tereza Silva Ribeiro (UFPA - Universidade Federal do Pará)
   
Área Ensino
Palavras-chave:  microbiologia, gamificação, produto educacional, resistência bacteriana
[Resumo]   [Completo]



 307-1 - VALORIZANDO A DIVERSIDADE DO SEMIÁRIDO: INTEGRAÇÃO ENTRE ENSINO E PESQUISA NA DISCIPLINA DE MICROBIOLOGIA BÁSICA
Ariel de Figueiredo Nogueira Mesquita (UFC - Universidade Federal do Ceará) ; Leonardo Lima Bandeira (UFC - Universidade Federal do Ceará) ; Lais Oliveira Leite (UFC - Universidade Federal do Ceará) ; Suzana Claudia Silveira Martins (UFC - Universidade Federal do Ceará) ; Bartolomeu Warlene Silva de Souza (UFC - Universidade Federal do Ceará) ; Claudia Miranda Martins (UFC - Universidade Federal do Ceará)
   
Área Ensino
Palavras-chave:  Actinobactérias, Aulas práticas, Docência, Práticas pedagógicas, Rizóbios
[Resumo]   [Completo]



 1281-2 - WATER, HINTERLAND, AND INTERIORIZATION OF MICROBIOLOGY TEACHING AND RESEARCH IN CEARÁ: WHAT DO WE FIND?
Antônia Gerciana Pereira Pinheiro (UECE - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ) ; Adriane Santos Pereira (UECE - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ) ; João Pedro dos Santos (UECE - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ) ; Mário Jeová dos Santos (UECE - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ) ; Morgana Maria de Oliveira Barboza (UECE - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ)
   
Área Ensino
Palavras-chave:  Teaching, Research, Interiorization, Microbiology
[Resumo]   [Completo]



 616-1 - “VOCÊ SABE QUEM ESTÁ FALANDO?” – A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL CONFRONTA A AVALIAÇÃO DOCENTE.
Alexandre Lourenço (FMJ - Faculdade de Medicina de Jundiaí, USCS - Universidade de São Caetano do Sul, UNIP - Universidade Paulista, UNIFACCAMP - Centro Universitário Campo Limpo Paulista) ; Rana Zahi Rached (USCS - Universidade de São Caetano do Sul, UNISO - Universidade de Sorocaba)
   
Área Ensino
Palavras-chave:  Avaliação, ChatGPT, Inteligência artificial, Tecnologia no ensino
[Resumo]   [Completo]