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Congresso Brasileiro de Microbiologia 2023
Resumo: 307-1

307-1

Valorizando a diversidade do Semiárido: integração entre ensino e pesquisa na disciplina de Microbiologia Básica

Autores:
Ariel de Figueiredo Nogueira Mesquita (UFC - Universidade Federal do Ceará) ; Leonardo Lima Bandeira (UFC - Universidade Federal do Ceará) ; Lais Oliveira Leite (UFC - Universidade Federal do Ceará) ; Suzana Claudia Silveira Martins (UFC - Universidade Federal do Ceará) ; Bartolomeu Warlene Silva de Souza (UFC - Universidade Federal do Ceará) ; Claudia Miranda Martins (UFC - Universidade Federal do Ceará)

Resumo:
Apesar das aparências, o semiárido nordestino abriga uma grande biodiversidade microbiana, em especial em seu solo e em associação com plantas. Dentre esses microrganismos, dois grandes grupos se destacam: actinobactérias e rizóbios. Com autorização do edital CNPq/ICMBio/FAP’s nº18/2017, processo 421350/2017.2, pesquisadores do Laboratório de Microbiologia Ambiental (LAMAB) da Universidade Federal do Ceará obtiveram acesso a zonas preservadas da Estação Ecológica de Aiuaba – CE, Parque Nacional de Ubajara – CE, e Parque Nacional de Sete Cidades – PI, onde puderam coletar amostras de solo e realizar o isolamento de microrganismos. As cepas foram depositadas na coleção de culturas do LAMAB, tendo sido previamente objeto de estudo de diversas pesquisas relacionadas à sua ecologia e potencial biotecnológico. A partir disso, este trabalho se propôs a utilização dessas cepas de actinobactérias nas aulas de Microbiologia Básica (CH0857) do semestre de 2023.1 dos cursos de graduação em Agronomia, Biotecnologia e Engenharia Química. Os alunos utilizaram esse material biológico nas aulas de coloração de Gram, onde observaram a morfologia filamentosa das actinobactérias e a forma bacilar Gram-negativa dos rizóbios, as características culturais das actinobactérias (observação e catalogação das diferentes cores de acordo com a tabela de cores RAL, formato da colônia, micélio aéreo e reverso) e dos rizóbios (acidificação ou alcalinização do meio YMA – yeast manitol agar, formação de muco, opacidade, etc.), e produção de enzimas hidrolíticas como amilase e celulase por actinobactérias. Além disso, foi possível inovar ministrando uma prática de isolamento de actinobactérias e contagem de viáveis a partir das amostras de solo das diferentes unidades de conservação. Ao fim do semestre letivo, foi aplicado um formulário para os 72 alunos com 10 perguntas estilo Likert para avaliar as impressões sobre esse projeto. As respostas, numeradas entre 1 (discordo totalmente/nada familiar) a 5 (concordo totalmente/totalmente familiar) foram tabuladas em uma planilha e foi realizado o cálculo da moda (Mo) e da mediana (Md) para cada pergunta. Quanto ao conhecimento prévio sobre essas bactérias, foi obtido Mo = 1 e Md = 1 para as actinobactérias e Mo = 1 e Md = 1,5 para os rizóbios, comprovando que os alunos não eram familiarizados com esses grupos de bactérias. Quando perguntados quanto à importância do debate e reflexão acerca da diversidade do semiárido para sua formação, ao conhecimento adquirido com essas práticas e quanto ao melhor conhecimento acerca desses microrganismos gerado pela sua adição às aulas, foi obtido Mo = 5 e Md = 5 para as três perguntas, comprovando a importância desse projeto. Apesar de cepas padrão como Escherichia coli e Bacillus subtilis terem indiscutível valor didático, foi muito engrandecedor para os alunos terem a chance de entrar em contato com bactérias nativas do bioma onde estão inseridos, ajudando também a desconstruir a ideia de que o semiárido é um lugar pobre e sem vida. Vale destacar que, como são oriundos de solos de zonas preservadas, esses microrganismos são inéditos, pois só é possível acessar essas áreas com autorização. O aproveitamento de material utilizado na pesquisa para aulas práticas de graduação representa uma economia de insumos diante dos investimentos cada vez menores em ensino e pesquisa, além de contribuir com o interesse dos alunos ao poderem ter contato com materiais e práticas fora do convencional.

Palavras-chave:
 Actinobactérias, Aulas práticas, Docência, Práticas pedagógicas, Rizóbios


Agência de fomento:
Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - FUNCAP