Congresso Brasileiro de Microbiologia 2023 | Resumo: 921-1 | ||||
Resumo:As diretrizes curriculares nacionais (DCN) do curso de graduação em medicina preconizam uma formação médica humanizada voltada ao atendimento de demandas sociais, seguindo princípios éticos. Dentre as competências elencadas, é priorizado o atendimento primário à saúde. A disciplina “Mecanismos de Agressão de Defesa IV” (MADIV), ministrada no quarto período do curso de Medicina da Universidade Federal Fluminense (UFF), aborda conteúdo voltado ao ensino integrado da Micologia e Parasitologia à luz da interação patógeno-hospedeiro. Dado o recente movimento de curricularização da Extensão Universitária e a fim de contribuir com a formação prevista na DCN, foi elaborada a atividade “Educadores em Saúde”, como uma ação de aproximação e troca de saberes entre os discentes e população local. O projeto foi desenvolvido em diversas fases durante o primeiro semestre de 2023. Os alunos foram convidados a preencher um questionário e, com base nas respostas, foram organizados em equipes, levando em consideração os critérios que promovem a contribuição de perfis com habilidades distintas. Após as aulas teórico-práticas sobre as infecções fúngicas e parasitárias, foi facultada às equipes a elaboração das propostas, contendo: tema e população alvo (profissionais da saúde, comunidade acadêmica, população leiga etc). Uma vez moderadas pelas docentes, as equipes partiram para a “Etapa Diagnóstica” que consistiu da coleta de dados relativos ao conhecimento da população-alvo sobre o tema. Em seguida, foi solicitado às equipes a construção de uma proposta de intervenção na perspectiva da educação popular em saúde. As intervenções foram apreciadas pelas docentes que forneceram observações para o aperfeiçoamento do projeto que, em seguida, foi confeccionado pelos discentes. Por fim, as intervenções foram expostas em evento amplamente divulgado, intitulado “Educadores em Saúde”, realizado na Praça da Reitoria da UFF (Niterói, RJ), local aberto ao público e de grande movimento. A avaliação foi realizada pelas professoras e, também, individualmente pelos integrantes das equipes bem como por profissionais convidados. Um total de 13 intervenções, nas temáticas de esporotricose, parasitoses de veiculação hídrica e alimentar, larva migrans cutânea, Tinea pedis, Contaminação de alimentos por micotoxinas, Antiparasitários, Cordyceps e a possibilidade de uma pandemia fúngica, foram desenvolvidas. A atividade foi considerada pelo corpo discente como proveitosa e importante, o que ficou demonstrado pelos exemplos de relatos a seguir: “É uma atividade muito boa para a construção do nosso saber médico. Abordar os temas de MAD com a população é educar e conscientizar. Sinto que o médico deve fazer isso em suas consultas. Como somos estudantes, a melhor forma de treinar esse diálogo é conversando com a população.” e "...foi um momento de construção de aprendizado, onde eu descobri que ensinando nós aprendemos ainda mais. Eu tinha uma visão estereotipada de trabalhos individuais e de aprendizado singular. Mas com esse projeto pude ver que o "aprender" vai muito além de ler um livro. Ensinar muda o mundo”. Em consonância com o corpo discente, os avaliadores perceberam dinamismo na absorção do conteúdo e o entusiasmo discente ao divulgar o conhecimento científico à sociedade. Ademais, a estratégia adotada pelas professoras abriu caminhos para viabilizar a ainda incipiente curricularização da extensão no Curso de Medicina da UFF. Palavras-chave: Educação Popular em Saúde, Educação Médica, Extensão Universitária Agência de fomento:Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Brasil (CAPES) — Financial Code 001, Rede Micologia RJ, A.R.S.B. e R.L.D.M. são bolsistas PQ-CNPq e PROEX-UFF. |