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Congresso Brasileiro de Microbiologia 2023
Resumo: 414-1

414-1

LUDO MICROBIOLÓGICO: ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE MICROBIOLOGIA GERAL

Autores:
Tahis Regina Baú (IFSC - Instituto Federal de Santa Catarina - São Miguel do Oeste) ; Jacinta Luiza Rizzi Marcom (IFSC - Instituto Federal de Santa Catarina - São Miguel do Oeste)

Resumo:
A utilização de jogos como estratégia de ensino tem ganhado destaque nas práticas educacionais contemporâneas, uma vez que a exploração e a construção do conhecimento, aumenta a motivação e a dinamicidade das aulas. O objetivo desse estudo é, portanto, explorar essa proposta pedagógica, reconhecendo o potencial lúdico e interativo dos jogos para engajar os alunos e promover um ambiente de aprendizagem dinâmica. Com o intuito de aplicar essa abordagem no contexto da microbiologia geral, desenvolveu-se o Ludo Microbiológico. Por meio desse jogo, os alunos tiveram a oportunidade de explorar conceitos, solucionar problemas e tomar decisões de forma ativa e participativa. Esse jogo utilizou o tabuleiro tradicional do ludo e apresentou 40 cartas com questões envolvendo os tipos de microrganismos em alimentos, os fatores químicos e físicos essenciais para o crescimento microbiano e noções básicas do laboratório de microbiologia. A experiência foi conduzida com a participação de 26 alunos matriculados no curso Técnico em Alimentos, integrado ao ensino médio, no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), que organizados em equipes de até 4 pessoas, participaram do jogo. A coleta de dados consistiu na observação da interação dos estudantes durante a realização do Ludo Microbiológico. Além disso, foi aplicado um formulário eletrônico para consultar os estudantes sobre a avaliação do impacto da atividade em sua aprendizagem, bem como a necessidade de complementação de estudos relacionados ao conteúdo abordado. Após as análises, destaca-se como principais resultados: 1) O ludo microbiológico evidenciou-se como uma estratégia metodológica altamente eficiente, fomentando a colaboração e a interação entre os discentes, culminando na assimilação efetiva dos conceitos abordados durante as aulas teóricas da unidade curricular; 2) Os jogos didáticos são ferramentas que podem influenciar no desenvolvimento de competências cognitivas. Entre os participantes, 60% enfatizaram a notável contribuição do jogo para o processo de aprendizagem, enquanto apenas 13% avaliaram-no como razoável. Esses resultados corroboram a relevância do jogo como uma estratégia pedagógica que promove a assimilação de conhecimentos e habilidades de forma engajadora e significativa; 3) Os jogos também fornecem uma atmosfera estimulante, tornando o aprendizado mais prazeroso. Os dados obtidos revelaram que os estudantes experimentaram diferentes emoções ao participar do jogo. A maioria dos alunos (73,3%) relatou sentir-se animada, enquanto 26,7% afirmaram ter se sentido motivados. Além disso, 36,7% dos participantes destacaram que o jogo os desafiou, enquanto 20% se mostraram indiferentes e 6,7% admitiram ter sentido vergonha. Esses resultados demonstram a capacidade do jogo em despertar uma ampla gama de sentimentos nos estudantes. Além disso, a maioria dos alunos relatou que a atividade do Ludo Microbiológico proporcionou uma aprendizagem dinâmica e divertida; 4) Por meio dos jogos, os estudantes recebem feedback imediato, promovendo uma aprendizagem significativa ao avaliar seu desempenho e identificar os conteúdos que ainda requerem atenção. Para concluir, é inegável que a utilização do jogo como estratégia didática representa uma ruptura com os paradigmas da educação tradicional impulsionando os estudantes nativos digitais a serem protagonistas do seu próprio conhecimento.

Palavras-chave:
 aprendizagem significativa, jogos educacionais, protagonismo discente, estratégias de ensino