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Congresso Brasileiro de Microbiologia 2023
Resumo: 614-1

614-1

EDUCAÇÃO EM SAÚDE E O PÚBLICO INFANTIL: ATIVIDADES EXTENSIONISTAS DO PET-SAÚDE FRENTE AOS IMPACTOS DA COVID-19 EM ESCOLAS DA ZONA OESTE DO RIO DE JANEIRO

Autores:
Juliana Mamani Mamani (IFRJ/CAMPUS REALENGO - Instituto Federal do Rio de Janeiro / Campus Realengo) ; Débora da Silva Almeida (IFRJ/CAMPUS REALENGO - Instituto Federal do Rio de Janeiro / Campus Realengo) ; Marjory Rocha de Jesus (IFRJ/CAMPUS REALENGO - Instituto Federal do Rio de Janeiro / Campus Realengo) ; Carolina de Souza dos Santos (IFRJ/CAMPUS REALENGO - Instituto Federal do Rio de Janeiro / Campus Realengo) ; Ana Caterine Chasco Bottino Kamphorst (CMS-MGSF - Centro Municipal de Saúde Manoel Guilherme da Silveira Filho) ; Janaína Dória Líbano Soares (IFRJ/CAMPUS REALENGO - Instituto Federal do Rio de Janeiro / Campus Realengo) ; Débora Leandro Rama Gomes (IFRJ/CAMPUS REALENGO - Instituto Federal do Rio de Janeiro / Campus Realengo)

Resumo:
Em 2022, o Instituto Federal do Rio de Janeiro - Campus Realengo, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, foi contemplado na 10a edição do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde), que visa à qualificação e à integração ensino-serviço-comunidade. O eixo Assistência à Saúde atuou no Centro Municipal de Saúde Manoel Guilherme da Silveira Filho, na Zona Oeste, região muito afetada pela pandemia de COVID-19. Neste contexto, o objetivo do projeto foi promover ações educativas, de comunicação e informação em saúde, com participação comunitária, que contribuíssem para o enfrentamento da COVID-19. Considerando os objetivos, as demandas do território e as discussões em equipe, foram desenvolvidas ações nas escolas do entorno. Cabe destacar que houve integração com o Programa Saúde na Escola, contando com a participação de Agentes Comunitários de Saúde durante as atividades. Foram realizadas ações na Escola Municipal Clementino Fraga e na Escola Municipal Bangu. Foram contemplados 140 alunos de 6 a 10 anos com diferentes propostas de intervenção, como as dinâmicas: “Batata Quente”, “Fato ou Fake” e “Higienização das Mãos”. Todas as atividades foram aplicadas de forma lúdica, interativa e atendendo às demandas do público infantil. O material utilizado na atividade “Batata Quente” foi uma "bola cravo", representando o vírus SARS-CoV-2, além de perguntas relacionadas à COVID-19. No início, houve uma breve explicação sobre o vírus, seguido da dinâmica propriamente dita. Ao longo da atividade, uma canção era iniciada e toda vez que a música parava, a criança respondia uma pergunta da lista. A partir de cada resposta, ocorria uma breve discussão. Na dinâmica “Fato ou Fake” foram utilizadas placas, representando a ideia de verdadeiro e falso, e uma lista de frases sobre a COVID-19 previamente selecionadas pela equipe. A cada frase, as crianças respondiam se a afirmação era fato ou “fake” utilizando as placas. Já a atividade “Higienização das Mãos” contou com uma música infantil de fundo, que abordava o passo a passo da lavagem de mãos e destacava a importância de realizar tal ato. Ao final dos encontros foi distribuído um kit com desenhos do Zé Gotinha para cada estudante colorir, além de mini jogos que contemplavam a temática. De modo geral, as ações prezavam pelo lúdico, interatividade e pela linguagem de fácil compreensão, fatores adequados para a atuação junto ao público infantil. Foi possível notar que as crianças estavam bem informadas sobre o tema, devido às falas bem articuladas e conscientes sobre a adesão das medidas de proteção contra a COVID-19. Os estudantes também tiraram dúvidas e deram exemplos familiares e comunitários com base em suas vivências durante a pandemia. Tal cenário demonstra que as crianças aprendem, mas também ensinam a seus familiares e comunidade. Dessa forma, as crianças podem ser protagonistas durante diversas ações de educação em saúde. Por fim, a atuação nas escolas foi de grande aprendizado, pois permitiu a interação com o público infantil, o desenvolvimento do senso crítico-reflexivo e da criatividade, a compreensão de diferentes realidades em um mesmo território, além da importância do trabalho interprofissional e da integração ensino-serviço-comunidade.

Palavras-chave:
 COVID-19, Educação em Saúde, Fake News, Higienização das Mãos, Infância


Agência de fomento:
Ministério da Saúde