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Congresso Brasileiro de Microbiologia 2023
Resumo: 416-1

416-1

CONECTANDO CIÊNCIA E SOCIEDADE: PROJETOS MICROLÂNDIA E MUSEU ITINERANTE DE MICROBIOLOGIA NA DIVULGAÇÃO E NO ENSINO DA MICROBIOLOGIA.

Autores:
Julia Cardoso (UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americano) ; Ingrid Perdomo (UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americano) ; Quemili Brand (UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americano) ; Dayana Colaco (UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americano) ; Rafaella Santos (UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americano)

Resumo:
A divulgação científica é essencial para atrelar sociedade, ciência, tecnologia e permitir estratégias pedagógicas diferenciadas. A partir da necessidade de transmitir conhecimento e consolidação do aprendizado no ensino superior, surgiram os projetos de extensão Microlândia: o mundo microbiano e o Museu Itinerante de Microbiologia. O sufixo “lândia” exprime a ideia de espaço territorial, nesse sentido, o projeto busca proporcionar, através das redes sociais, conhecimento acerca de todo o “território microbiano” e a influência dos micro-organismos em diversas vertentes, incluindo as áreas da saúde, meio ambiente, indústria, biotecnologia e sociedade. Além da internet, o Museu Itinerante de Microbiologia promove a aproximação entre a cultura científica e o público por meio de exposições e ações educativas presenciais. O Microlândia foi dividido em duas equipes, a equipe 1 foi destinada à divulgação e criação de conteúdo digital para a página no Instagram (@microlandia_unila) enquanto que a equipe 2 dedicou-se à Coleção de Cultura de Micro-organismos de Importância Biotecnológica e Ambiental (CCMIBA) da UNILA, com foco na preservação dos micro-organismos e criação de conteúdo digital para a página no Instagram (@ccmiba). Desde o início, em 2022, os projetos dedicados às redes sociais (mediante postagens, enquetes, quizzes e vídeos), somam juntos mais de 45 posts, 10 reels e 860 seguidores, além de contar com o engajamento de usuários não seguidores. O conhecimento transmitido através da mídia ultrapassa fronteiras, obtendo como público 4,9% de contas do Equador, 5,3% do Paraguai, 3% dos Estados Unidos e 1,9% da Colômbia. Já o Museu Itinerante, realizou em sete meses de atuação, três atividades educativas presenciais. Na VI Semana Acadêmica de Biotecnologia da UNILA, em 2022, o projeto realizou uma atividade interativa que imergiu a comunidade acadêmica no mundo da microbiologia através da exposição dos micro-organismos em conjunto com as ferramentas on-line (site Mentimeter). No primeiro trimestre de 2023, o Museu Itinerante de Microbiologia, em conjunto com o Microlândia e a CCMIBA, recebeu alunos do 3º ano do ensino médio do Colégio Estadual Três Fronteiras (Foz do Iguaçu/PR) no laboratório de Bioquímica e Microbiologia da UNILA para apresentá-los ao cotidiano de um laboratório de microbiologia, além de salientar a importância da universidade pública, das ações de extensão e da ciência. Por fim, para atingir todos os públicos, o projeto realizou uma atividade com os alunos do 4º ano da Escola Municipal Monteiro Lobato (Foz do Iguaçu/PR) para demonstrar a importância dos micro-organismos para além dos livros didáticos. Na atividade, 55 alunos de 9 a 10 anos de idade puderam observar a diferença do crescimento microbiano antes e após a lavagem correta das mãos, além de manusear equipamentos como lupa e microscópio. No projeto, aproximadamente 20 estudantes dos cursos de Biotecnologia e Ciências Biológicas da UNILA participaram como executores das atividades, colocando o aluno como protagonista na construção de seus saberes. A partir da participação desses estudantes no projeto, verificou-se que as mídias sociais, em especial o Instagram, é uma ferramenta importante de suporte no ensino de disciplinas complexas, como a microbiologia. Em suma, os projetos têm atingido, de maneira satisfatória, o objetivo de proporcionar conhecimento acerca da influência dos micro-organismos em diversas vertentes da vida, para diversos públicos.

Palavras-chave:
 Divulgação científica, Microbiologia, Práticas pedagógicas, Projeto de extensão, Redes sociais


Agência de fomento:
PROEX