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Congresso Brasileiro de Microbiologia 2023
Resumo: 616-2

616-2

JÁ QUE A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL ARROMBOU A PORTA DA SALA DE AULA, VAMOS TRABALHAR COM ELA: UM MODELO SIMPLES DE APLICAÇÃO.

Autores:
Alexandre Lourenço (FMJ - Faculdade de Medicina de Jundiaí, USCS - Universidade de São Caetano do Sul, UNIP - Universidade Paulista, UNIFACCAMP - Centro Universitário Campo Limpo Paulista)

Resumo:
Mesmo antes do acesso a sistemas de inteligência artificial (IA) generativos, passar trabalhos escritos para os alunos carregava boa dose de resignação: a internet e seu conteúdo enciclopédico permitiam cópias ou edições que seriam difíceis de se rastrear. A chegada do ChatGPT agudizou esse problema ao tornar muito mais fácil e rápido produzir textos de quaisquer assuntos com qualquer grau de profundidade. Como parece ser impossível controlar esse tipo de tecnologia, foi pensada uma estratégia para incorporar o uso de IA em aula. Os alunos foram divididos em grupos e receberam uma mesma pergunta de microbiologia. Cada grupo deveria implementá-la no ChatGPT e, a partir da resposta obtida, o grupo deveria: a) avaliar se as informações fornecidas estavam corretas, indicando os erros e inconsistências; b) propor uma resposta melhor, mais completa, mais didática, mais bem estruturada e mais informativa. Após a publicação das respostas (que foram julgadas muito boas com média acima de 8,0), os alunos foram instados a responderem individualmente um formulário com 8 questões que avaliava a atividade desenvolvida. Dos 45 alunos, 17 responderam o formulário (37,8%). As questões e respectivas respostas foram as seguintes: 1. Você já havia utilizado o ChatGPT antes de realizar esta pesquisa? (70,6% nunca haviam utilizado o ChatGPT); 2. Você teve a chance de elaborar e redigir uma resposta a partir da resposta do ChatGPT. Dê uma nota de 0 (péssimo) a 10 (excelente) para a qualidade da resposta fornecida pelo ChatGPT (média de nota: 6,0); 3. Uma vez que se prevê que os programas de IA evoluirão rapidamente e estarão cada vez mais presentes no dia a dia, você considera útil tentativas dos docentes de se aplicar a IA em sala de aula? (58,8% dos alunos consideraram totalmente útil e 41,2% parcialmente); 4. Como você avalia a estratégia usada nesta pesquisa para aplicar a IA no aprendizado? Considere aspectos de usabilidade, engajamento e resultado no seu aprendizado (82,3% dos alunos consideraram bom a ótimo); 5. Você acha que o ChatGPT pode impactar de forma importante o exercício da profissão do médico veterinário? (88,2% acharam que sim); 6. Havendo um programa de IA confiável, você o utilizaria para sua prática clínica como auxílio? (64,7% disseram que sim); 7. Você se considera bem informado acerca do uso de IA em diferentes profissões e seu impacto negativo para o exercício profissional? (47,1% se consideraram adequadamente informados – acima de 6,0); 8. Você achou esta atividade, da forma como está estruturada, útil para estimular a atualização e a reflexão quanto ao futuro da profissão do veterinário? (82,3% consideraram útil). Pelas respostas, foi possível inferir que a atividade foi positiva, primeiro porque a grande maioria tomou conhecimento do ChatGPT por causa da atividade, e a avaliou útil, reconhecendo o tema como importante. Duas ressalvas precisam ser feitas: a) a avaliação feita pelos alunos mede apenas sua percepção sobre a atividade, e não o efetivo papel dela no aprendizado de longo prazo; e b) embora os alunos tenham sido orientados a elaborar uma crítica ao ChatGPT, nada impede que eles tenham usado o próprio programa para formular essa crítica. Ou seja, a única maneira de escapar com segurança do uso indevido desse tipo de programa seria propor trabalhos apresentados de forma presencial que analisassem capacidade de comunicação, postura e conhecimento em tempo real.

Palavras-chave:
 Avaliação, ChatGPT, Inteligência artificial, Tecnologia no ensino


Agência de fomento:
NENHUMA