Imprimir Resumo


Congresso Brasileiro de Microbiologia 2023
Resumo: 1488-2

1488-2

GAMEFICAÇÃO DO ENSINO DE MICROBIOLOGIA: DESENVOLVIMENTO DO JOGO PERFIL MICROBIOLÓGICO

Autores:
Heloisa Helena Medeiros Dal Molin (UNIVEL - Centro Universitário Univel) ; Amábile Cristine Helanski (UNIVEL - Centro Universitário Univel) ; Douglas Cardozo (UNIVEL - Centro Universitário Univel) ; Giovanna Cassia Amaral Folly (UNIVEL - Centro Universitário Univel) ; Lucas Gabriel Pereira dos Santos (UNIVEL - Centro Universitário Univel) ; Pablo Leonardo Kaim (UNIVEL - Centro Universitário Univel) ; Pyetra Mariah Madureira Filus (UNIVEL - Centro Universitário Univel) ; Thaila Cristina Orbem (UNIVEL - Centro Universitário Univel) ; Jéssica Rosário (UNIVEL - Centro Universitário Univel) ; Gabriel Dequigiovanni (UNIVEL - Centro Universitário Univel)

Resumo:
A microbiologia é uma disciplina fundamental que aborda o estudo dos microrganismos, explorando sua diversidade, interações e impacto em ecossistemas e na saúde humana. Entretanto, o vasto conhecimento microbiológico pode ser desafiador para muitos estudantes. Nesse contexto, desenvolvemos o jogo "Perfil Microbiológico" como uma ferramenta inovadora para tornar o ensino da microbiologia mais acessível e envolvente. Este jogo utiliza elementos interativos e desafios para estimular a criatividade, o raciocínio e o entendimento profundo dos microrganismos e suas aplicações no mundo real. Além disso, ele fortalece a relação entre professores e alunos, promovendo um ambiente de aprendizado colaborativo e motivador. Nosso objetivo principal foi desenvolver um jogo didático que simplificasse o aprendizado e aprimorasse o ensino da microbiologia em cursos da área da saúde. Nosso foco estava em promover a participação ativa dos estudantes e tornar os conceitos microbiológicos mais acessíveis e relevantes para sua futura prática profissional. Para desenvolver o jogo "Perfil Microbiológico", começamos identificando os principais tópicos microbiológicos que demandam uma compreensão mais profunda. Realizamos dinâmicas de grupo para discutir esses tópicos e os conceitos-chave da microbiologia. Percebemos a importância de abordar o vocabulário específico da microbiologia e, assim, selecionamos conceitos cruciais das disciplinas de microbiologia, transformando-os em cartas individuais para o jogo. Definimos regras, número de jogadores e identificamos os materiais necessários para a criação do tabuleiro e a execução das atividades. Desenvolvemos cartas para diferentes modalidades do jogo, abrangendo microbiologia básica, microbiologia clínica e microbiologia de alimentos. No jogo, cada jogador escolhe um número de um a dez e recebe uma dica associada a esse número. Se souber a resposta, ganha a rodada e avança no tabuleiro. Se não souber, a vez passa para o próximo jogador. O vencedor é quem alcançar primeiro o final do tabuleiro, que possui 60 casas. Cada carta oferece 10 dicas sobre um tema microbiológico, e os jogadores ganham mais pontos quanto menos dicas precisarem. O tabuleiro também possui casas de pontos de interrogação com ações especiais. O "Perfil Microbiológico" representa uma oportunidade valiosa para estudantes de ensino superior e médio aprimorarem sua compreensão da microbiologia. Além de tornar as aulas mais dinâmicas e interessantes, o jogo estimula o interesse dos alunos na microbiologia. Esta abordagem lúdica contribui para formar profissionais mais engajados e bem preparados na área da saúde, onde o conhecimento microbiológico é crucial. O jogo representa uma inovação significativa no ensino da microbiologia, promovendo a participação ativa dos estudantes e a aprendizagem eficaz. Sua introdução nas salas de aula pode revolucionar o ensino da microbiologia e impactar positivamente a formação de futuros profissionais da saúde.

Palavras-chave:
 Aprendizagem Ativa, Gamificação Educacional, Microbiologia Interativa, Jogos didáticos, Metodologias de Ensino


Agência de fomento:
Centro Universitário UNIVEL