Congresso Brasileiro de Microbiologia 2023 | Resumo: 563-2 | ||||
Resumo:A monitoria é uma atividade voltada para a iniciação à docência, que visa contribuir na formação do discente-monitor, e tem por finalidade despertar o interesse pela carreira docente integrada às atividades de ensino dos cursos de graduação. Neste enfoque, o desenvolvimento das atividades de monitoria oportuniza o engajamento dos discentes de graduação no exercício da docência, tendo em vista colaborar positivamente com o professor na transmissão do conhecimento teórico e prático de Microbiologia (vírus, bactérias e fungos), que fazem parte do componente curricular de diferentes cursos das áreas das Ciências Biológicas e da Saúde, no Instituto de Ciências Biológicas da UFPA. No período da pandemia do Covid19 em 2020, as aulas foram suspensas e surgiu a necessidade de introduzir novas estratégias metodológicas de ensino, com apoio das plataformas e tecnologias digitais com o objetivo de melhorar o processo ensino aprendizagem, possibilitando maior dinamismo e participação dos discentes na construção de conhecimento. Desse modo, o objetivo deste trabalho foi promover o envolvimento do discente monitor com a prática pedagógica e o aprimoramento das relações interpessoais de todos os envolvidos, professor, monitor e aluno. Na etapa metodológica, os monitores realizaram treinamento no uso das plataformas e tecnologias digitais, consideradas importantes ferramentas tecnológicas aplicadas às novas metodologias de ensino, e por estimular a prática pedagógica, envolvendo os temas Microrganismos, Saúde e Ambiente. Entre as atividades realizadas pelos discentes monitores destacam-se: atualização do acervo bibliográfico (artigos científicos, guias, vídeos e outros); participação em webinários e/ou seminários, com discussão de artigos científicos atualizados; treinamento em técnicas básicas de microbiologia; elaboração de diferentes produtos educacionais com uso das tecnologias digitais (cartilhas, infográficos, jogos, folders e outros); organização e participação no minicurso sobre as tecnologias digitais, entre outras. Todas as atividades realizadas nos projetos de monitoria ocorreram após reuniões semanais, organização e/ou atualização de cronograma de ações, seleção de textos e materiais, elaboração de produtos educacionais complementares aos conteúdos teóricos e práticos de Microbiologia. Por fim, a participação em projetos de monitoria estimulou as habilidades e competências do discente-monitor para a execução de atividades didáticas, e ainda oportunizou participar de atividades acadêmicas integradas aos projetos de pesquisa e extensão. Palavras-chave: monitoria, microbiologia, estratégias metodológicas, produtos educacionais, tecnologias digitais Agência de fomento:Universidade Federal do Pará. Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG) / UFPA. |