Congresso Brasileiro de Microbiologia 2023 | Resumo: 54-1 | ||||
Resumo:O ensino de Ciências por investigação torna o estudante protagonista de seu ensino/aprendizagem por levá-lo a desenvolver o pensamento crítico por meio da resolução de problemas contextualizados do cotidiano. O presente estudo implementou uma Sequência Investigativa (SI) sobre a balneabilidade de praias sob avaliação de diagnóstico microbiológico da água em uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental II da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará, Belém – PA. A SI foi composta por quatro momentos distintos: o primeiro consistiu no mapeamento dos conhecimentos prévios dos 25 alunos da turma sobre a temática, a qual foi abordada com o uso de um texto sobre “Praias da Região Metropolitana de Belém impróprias ao banho”. A segunda etapa consistiu de debates sobre os fatores que determinam os índices de balneabilidade em uma praia, derivados, especialmente, da presença de bactérias coliformes, utilizadas como parâmetro biótico para o monitoramento da qualidade de recursos hídricos. Em seguida, os alunos propuseram medidas de intervenção ambiental para frear a poluição de cursos d’água destinados à recreação, como o tratamento do esgoto, de forma a reduzir o risco à saúde dos banhistas e os prejuízos à biodiversidade local. Por fim, foi aplicada uma autoavaliação que rastreou as noções adquiridas pelos discentes, com registro de 10 alunos com o conceito “Bom” (40%) e 13 com o conceito “Excelente” (52%). O ensino de Ciências por investigação educa os estudantes a buscar e fortalecer o conhecimento por torná-los protagonistas em seus processos de ensino/aprendizagem. Portanto, considera-se que a utilização da SI como recurso metodológico alternativo no que diz respeito aos microrganismos indicadores de qualidade da água é uma prática pedagógica que amadurece a consciência ambiental dos alunos em um contexto dotado de significados científicos. Palavras-chave: Ensino investigativo, Ensino de microbiologia ambiental, Coliformes, Poluição da água, Protagonismo estudantil |