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Congresso Brasileiro de Microbiologia 2023
Resumo: 890-1

890-1

SIGNIFICAÇÕES DISCENTES DO ENSINO INTERDISCIPLINAR DE MICROBIOLOGIA

Autores:
Inambê Sales Fontenele (IFCE - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará) ; Francisca Elane Costa E Silva (IFCE - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará) ; Edmo Montes Rodrigues (IFCE - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará)

Resumo:
Situado no curso de Tecnologia em Gestão Ambiental do IFCE campus Camocim, este trabalho tem como objetivo as significações discentes em relação aos processos interdisciplinares desenvolvidos para o ensino da microbiologia. Experiência que abordou, de forma dialógica, conteúdos de ecologia, ecologia microbiana, gestão costeira e climatologia ao realizar uma aula de campo no manguezal da cidade de Camocim/CE, com quatro docentes e 38 discentes. Diante do êxito da ação quanto ao planejamento, execução, participação e interação dos envolvidos aplicou-se um questionário virtual contendo nove questões. O intuito foi conhecer, analisar e partilhar as reflexões dos 20 discentes que responderam voluntariamente. Compreendemos que as vivências no manguezal foram importantes para a aquisição de competências fundamentais para atuação desses futuros profissionais que irão mediar conflitos e elucidar os serviços ecológicos prestados pelo manguezal. Mencionaram-se os processos metabólicos microbianos e a relação com fatores bióticos/abióticos do manguezal. Conhecimentos viabilizados de forma a gerar aprendizagem contextualizada e reflexiva para contribuir no repertório de conhecimentos e na inserção dos itinerários formativos de ciências da natureza nos espaços escolares. Aulas de campo já haviam sido realizadas por 85% dos discentes e 100% se declararam engajados na atividade. Mediu-se o grau de satisfação da aprendizagem, entre zero a dez, e os resultados foram: nota dez: 65%; nota nove: 25% e notas oito e sete os 5% últimos discentes. Ainda em relação às significações sobre a relevância da metodologia destacamos: “...Essa forma facilita a compreensão do conteúdo."; “É importante a discussão que tivemos em campo para compreender o ecossistema do manguezal…”; e “Diante da interdisciplinaridade compreendemos várias dinâmicas que ocorrem nesse ecossistema....”. Com a partilha das significações, seguimos com os aspectos da ecologia microbiana adquiridos. Destacamos a auto avaliação, medida com notas de zero a dez, onde: 30% dos discentes com nota 9; 25% com notas 10 e 8 e 5% dos discentes restantes com as notas 7, 6, 5, e 4. Em relação a questão dos aprendizados adquiridos, 85% referiram-se a “diversidade” e “decomposição”, destacando-se: “o manguezal tem vários tipos de mangue: branco, preto, vermelho e o botão…”; e “Foi possível observar as relações que os micro-organismos têm naquele habitat, assim como sua importância do ambiente para decomposição e ciclagem dos nutrientes…". Significações que apresentam uma contextualização sociopolítica quando elucidam: “...avanço de casas da população interfere no manguezal.” E expressam como o conhecimento adquirido pode auxiliar na atuação profissional em "...identificação da precariedade do ambiente e a necessidade de um profissional que entenda essas dinâmicas para buscar soluções e aplicá-las corretamente.”. Percepções que anunciam nossa conclusão de que aulas de campo interdisciplinares são relevantes e devem ocorrer para o ensino de microbiologia, por significações como: “Fazer pesquisa sobre micro-organismos nos remete a fazer com que eles trabalhem para nós, fazendo o trabalho de formiguinha. Lembra o trabalho que os insetos, as abelhas e os morcegos fazem para a humanidade.” E nos ensina que a docência e seus processos também acontecem como um trabalho de formiguinha, capazes de gerar grandes e relevantes impactos socioculturais.

Palavras-chave:
 Aula de campo, vivência, ecologia, educação


Agência de fomento:
IFCE