Congresso Brasileiro de Microbiologia 2023 | Resumo: 71-1 | ||||
Resumo:A inovação é uma habilidade indispensável para os estudantes, docentes e pesquisadores que desejam divulgar a ciência além da comunidade científica, demonstrando que a ciência pode ser disseminada para a população de uma forma didática e lúdica. Entretanto, causar verdadeiro interesse e interatividade não é uma tarefa simples. O Instagram é uma plataforma que promove rapidez no processo de comunicação e disponibilização de assuntos científicos. Dessa forma, este projeto objetivou disseminar conhecimento de forma criativa divulgando os projetos de pesquisa aprovados e em desenvolvimento pelo grupo de pesquisa vinculado ao do Laboratório de Micologia, Enzimologia e Desenvolvimento de Produtos (LMEDP), os artigos publicados e a equipe de coordenadores, colaboradores e estudantes de graduação, mestrado e doutorado, pela plataforma do Instagram. Inicialmente, foi criado a conta do Instagram do LMEDP, @lmedp.ufvjm, sendo postados quadros com regularidade semanal, sendo esses: apresentações dos coordenadores do laboratório, colaboradores, discentes, linhas de pesquisa e os projetos em desenvolvimento, curiosidades relacionadas à micologia e enzimologia, artigos publicados pelo grupo de pesquisa, projetos de pesquisa aprovados em órgãos de fomento, premiações recebidas em eventos científicos, reels interativos e o quadro “Rotas do Aprendizado”, que destaca visitas técnicas, participação em congressos e aprendizado adquirido pelos membros. Vale citar que, as discentes e docente responsável pelo projeto reuniram-se semanalmente para alinhamento das postagens, leitura e discussão de assuntos. Cada quadro foi planejado com intuito de fornecer informações de maneira envolvente e acessível, através de sessões regulares e interações com os seguidores. Desde a criação do @lmedp.ufvjm até a data de 14 de julho de 2023 há 1.108 seguidores da rede social, possuindo 9 postagens referente ao quadro das apresentações da equipe e linhas de pesquisa, 7 postagens de curiosidades, 9 postagens de artigos publicados pelo grupo, 3 postagens de projetos de pesquisa aprovados em órgãos de fomento, 3 postagens de premiações recebidas em eventos científicos, 8 reels interativos e 2 postagens de “Rotas do Aprendizado”. A partir disso, pode-se observar que o Instagram do grupo de pesquisa conseguiu transmitir e alcançar com satisfação uma quantidade significativa de novas contas interessadas nos diversos quadros criados de maneira interativa, despertando o interesse e a curiosidade das pessoas. Em síntese, o uso do Instagram como plataforma para disseminar informações de cunho científico de forma lúdica apresentou alta eficácia. A publicação contínua tornou-se uma possibilidade inovadora de expandir o conhecimento científico para a população em geral. Palavras-chave: REDES SOCIAIS, DIVULGAÇÃO, PESQUISA Agência de fomento:UFVJM, ICT, CNPq, CAPES, FAPEMIG APQ-02178-21 |