Imprimir Resumo


Congresso Brasileiro de Microbiologia 2023
Resumo: 1036-1

1036-1

MUNDO MICROBIANO EM AÇÃO: ENSINO DE MICROBIOLOGIA POR MEIO DA INTEGRAÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA PÚBLICA

Autores:
Cláudia Oliveira Fontes (UFJF-GV - UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA/CAMPUS GV) ; Fabio Alessandro Pieri (UFJF-GV - UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA/CAMPUS GV) ; Marcelo Nagem Valério de Oliveira (UFJF-GV - UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA/CAMPUS GV) ; Alexandra Paiva Araújo Vieira (UFJF-GV - UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA/CAMPUS GV)

Resumo:
O mundo microbiano, abordado nas disciplinas de Microbiologia e Parasitologia, é apresentado aos alunos já na educação fundamental como parte da disciplina de Ciências, que estuda as relações entre microrganismos e seus hospedeiros. A proposta do presente estudo foi desenvolver o conteúdo referente aos microrganismos de forma lúdica e prática, despertando a capacidade de observação, argumentação e consciência sobre saúde única, que envolve microrganismos, seres humanos e o ambiente em que estão inseridos. As atividades foram elaboradas e desenvolvidas por discentes de graduação dos cursos da área da saúde da UFJF-GV, sob supervisão dos docentes envolvidos. O projeto foi desenvolvido em uma Escola Estadual de Governador Valadares, com turmas do 7° ano do ensino fundamental do 2° ano do ensino médio. Foram realizados 5 encontros envolvendo atividades práticas e teóricas sobre coleta e crescimento de microrganismos, doenças endêmicas e estratégias de profilaxia e controle. Além disso, foram realizados jogos educativos e interativos, proporcionando oportunidades de discutir os temas abordados. O fechamento das atividades ocorreu com a realização de uma Feira de Ciências, aberta à comunidade escolar, onde os alunos do ensino fundamental e médio elaboraram material sob orientação dos discentes da UFJF-GV. A partir desse estudo, foi possível despertar a curiosidade pela ciência, ampliar conhecimentos e promover uma interação entre comunidade e universidade, além de contribuir para o enriquecimento do aprendizado obtido pelos universitários integrantes do projeto, que puderam ampliar as ferramentas metodológicas como alternativas do ensino tradicional. Com essa experiência, os discentes aprimoraram o trabalho em equipe, desenvolveram novas habilidades e metodologias de ensino, vivenciaram a educação em saúde e experimentaram a atuação docente.

Palavras-chave:
 Microbiologia, Microrganismos, Educação em saúde, Interação microrganismo-hospdeiro, Ensino em Microbiologia