Cientistas criam teste rápido para detectar nível de HIV no sangue

noticias_11-2016_05

Do tamanho de um pendrive: ao receber uma gota de sangue, ferramenta cria um sinal elétrico que pode ser lido por qualquer equipamento eletrônico portátil

Crédito foto: Imperial College of London

Tecnologia permitiria a pacientes soropositivos monitorar regularmente sua carga viral, da mesma forma que diabéticos controlam nível de açúcar no sangue

Cientistas do Imperial College de Londres, em parceria com a empresa americana DNA Electronics, criaram um exame de HIV em que um simples pendrive se torna um dispositivo capaz de fazer uma leitura rápida e altamente precisa da carga viral de um paciente. Ao receber uma única gota de sangue, a ferramenta cria um sinal elétrico que pode ser lido por computadores, laptops e outros equipamentos eletrônicos portáteis. A ideia é que a tecnologia permita a pacientes soropositivos monitorar regularmente sua carga viral, da mesma forma que diabéticos controlam nível de açúcar no sangue.

Assim que é inserida no pendrive, a tira com a amostra de sangue é analisada por um chip de celular. Em caso de presença do HIV, há uma mudança na acidez do material, detectada pelo chip e transformada em um sinal elétrico. Ao conectar o pendrive a um computador ou aparelho portátil, o resultado da análise pode ser exibido.

Publicados no periódico científico Scientific Reports, os resultados revelaram 95% de acertos em 991 análises de sangue realizadas pelo dispositivo, após um tempo médio de leitura de 20,8 minutos. “O monitoramento da viremia em pacientes infectados pelo HIV que estão recebendo tratamento antiviral é chave para assegurar um tratamento efetivo e para prevenir o aparecimento de resistência às drogas usadas”, afirmam os autores no artigo.

Leia mais em: