Vírus são mais perigosos pela manhã

herpesvirus

Herpesvírus: horário em que ocorre pode determinar a maior ou menor severidade da infecção

Crédito foto: Science Photo Library

Estudo da Universidade de Cambridge revelou que as cobaias infectadas no período matutino apresentaram níveis virais dez vezes maiores do que aquelas infectadas à noite

Um estudo publicado em agosto no periódico Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS) sugere que o horário em que uma infecção viral acontece pode influenciar a evolução da doença. Esta foi a conclusão a que chegaram pesquisadores da Universidade de Cambridge após infectar fibroblastos de ratos e camundongos com herpesvírus e influenza A em diferentes momentos do dia. Comparados com as cobaias infectadas durante a noite, os animais expostos ao vírus pela manhã apresentaram uma probabilidade 10 vezes mais alta de replicação viral. “Além disso, nós demonstramos que as infecções pelos dois vírus foram intensificadas quando o o ciclo circadiano do hospedeiro foi abolido pela perturbação do fator de transcrição do gene do relógio biológico, Bmal1”, afirmam os autores no artigo.

Análises proteômicas sugeriram que processos biossintéticos, a síntese de proteínas e a formação de cromatinas podem contribuir para a regulação circadiana das infecções virais. De acordo com os autores, os achados sugerem que o horário em que ocorre pode determinar a maior ou menor severidade da infecção viral e representar uma ferramenta potencial para modular a replicação nos hospedeiros. “As perturbações ao ciclo circadiano, como um turno de trabalho incomum, aumentam o risco de doenças crônicas. Para doenças infecciosas, a regulação circadiana da imunidade sistêmica parece explicar as diferenças relacionadas ao horário na resposta do organismo aos patógenos extracelulares”, escrevem os autores.

Leia mais em: