Realizado transplante entre soropositivos nos EUA

post_transplante-soropositivos

Cirurgia de transplante de órgãos entre portadores do HIV: medida também reduz a espera na lista dos pacientes que não têm o vírus.

Crédito foto: Divulgação / Johns Hopkins

Procedimento foi o primeiro, em 32 anos, a ser realizado entre doador e receptor infectados pelo HIV

Após um banimento iniciado em 1984, pela primeira vez, em 32 anos, um transplante de órgãos entre soropositivos voltou a ser realizado nos Estados Unidos. O procedimento, envolvendo um fígado e um rim retirados de portadores do HIV, foi realizado por cirurgiões do hospital Johns Hopkins no fim de março. A operação foi possível graças a uma lei aprovada em 2013, que permitiu a doação de órgãos por pessoas infectadas pelo vírus da Aids.

Nos últimos anos veio se consolidando entre os especialistas a opinião de que transplantes entre indivíduos com HIV são seguros e eficazes, com a possibilidade de salvar muitas vidas, por agilizar a oferta de órgãos para pacientes soropositivos. Esses pacientes, aliás, já vinham se organizando para formar sua própria fila para aceitar órgãos de doadores com o vírus da Aids. A medida também reduz a espera na lista dos pacientes que não têm o vírus.

Segundo a infectologista Christine Durand, professora de Medicina do Johns Hopkins, a maioria dos doadores soropositivos tem a carga viral suficientemente regulada por medicamentos. Mesmo assim, o protocolo da instituição exige que doadores e receptores estejam submetidos ao mesmo regime terapêutico antes da operação.

Leia mais em: