TEMICRO

Título de Especialista em Microbiologia

A Sociedade Brasileira de Microbiologia, SBM, presidida pela Profa. Dra. Marina Baquerizo Martinez tem a satisfação de promover a prova para obtenção do Título de Especialista em Microbiologia, TEMICRO.

O título de especialista em microbiologia identifica o profissional com formação acadêmico-científica adequado e apto a exercer a especialidade com ética, responsabilidade e competência. Este título é uma referência sobre a qualificação do profissional.

Sobre o TEMICRO

O Título de Especialista em Microbiologia tem por finalidade identificar o profissional com formação acadêmico-científica, adequado e apto a exercer a especialidade com ética, responsabilidade e competência. O título, portanto, é uma referência sobre a qualificação do profissional, não se constituindo condição obrigatória para o exercício da profissão.

Os critérios vigentes para obtenção do título estão de acordo com as exigências estabelecidas entre os convênios firmados pela Sociedade Brasileira de Microbiologia e os Conselhos Federais e Regionais das áreas correlatas à microbiologia.

As provas para concessão de titulo ocorrerão pelo menos a cada dois anos, durante o Congresso Brasileiro de Microbiologia. A Comissão Nacional de Titulação da SBM é responsável por todas as decisões referentes ao processo.

As provas consistem na avaliação de currículo (títulos), prova escrita de caráter eliminatório, seguida de prova dissertativa de microbiológica prática e entrevista.

Poderão solicitar o título de Especialista os Biólogos, Biomédicos, Farmacêuticos, Médicos, Médicos Veterinários e outros profissionais que tenham atuação em uma das áreas da Microbiologia, desde que preencham os pré-requisitos relacionados a seguir.

O profissional deverá ter concluído a graduação em faculdade reconhecida pelo órgão governamental competente e ter comprovada experiência profissional igual ou superior a cinco anos ou estágio com carga horária mínima de 1.200 horas em microbiologia. Deve também estar regularmente inscrito no seu conselho profissional e não ter condenação em processo ético profissional.

Para a obtenção do título, o profissional deverá, no mínimo, acertar 50% da prova escrita, aquele que não atender este critério será eliminado, independentemente da pontuação final. No mínimo, deverão ser obtidos 60% dos pontos possíveis, correspondentes à análise de currículo (títulos), prova dissertativa, prova prática e entrevista.

O Título de Especialista em Microbiologia terá validade por 5 (cinco) anos, devendo ser renovado de acordo com as normas estabelecidas pela Comissão Nacional de Titulação da SBM.

Títulos concedidos

José Francisco Ghignatti Warth – Validade: 10/2016
Renovação: José Francisco Ghignatti Warth – Validade: 10/2021

Próximas Provas

Em Breve