Selo de Aprovação SBM
confiança na qualidade do produto
Seu produto tem um diferencial reconhecido?
Nas últimas décadas, o monitoramento e as pesquisas sobre comportamento e consumo global que detectam as chamadas mega tendências, tem apontado para a constante preocupação da sociedade com temas como, sustentabilidade, qualidade de vida, saúde, segurança alimentar, padrões de qualidade e outros.
Nesse sentido, os consumidores enfrentam crescente dificuldade em estabelecer critérios para diferenciar produtos e serviços quanto à garantia da procedência e qualidades anunciadas e, para isso, empresas de diversos setores de todo o mundo tem procurado junto a organismos e entidades, certificações reconhecidas na forma de selos de garantia quanto à qualidade, origem, conformidade e outros.
A Sociedade Brasileira de Microbiologia
A SBM, Sociedade Brasileira de Microbiologia, entidade civil sem fins lucrativos, que atua, desde 1956, em microbiologia básica e aplicada, reúne profissionais com expertise nas diferentes áreas desse setor, como Microbiologia Industrial, Biotecnologia, Micotoxinas, Alimentos, Micologia, Ambiente, Clínica, Médica, Infecção Hospitalar, Veterinária, entre outros.
Além de organizar e promover simpósios, cursos e congressos, como o Congresso Brasileiro de Microbiologia, a entidade desenvolveu o Programa de Certificação SBM com o objetivo de promover o reconhecimento de produtos sanitariamente adequados quanto à presença de microorganismos e/ou sua capacidade germicida, através do Selo de Aprovação SBM implantado em 2009.
Entre as empresas que podem se beneficiar desse reconhecimento estão as indústrias de alimentos e bebidas, produtos pessoais, higiene e limpeza, produtos químicos e farmacêuticos, entre outros.
Como certificar seu produto
O Departamento de Avaliação de Produtos é o responsável pelas análises e pesquisas dos produtos, incluindo embalagens e a avaliação das informações ao consumidor. O processo de certificação da SBM foi montado a partir de um programa internacional, mais especificamente, nasceu das diretrizes estabelecidas pela OMS – Organização Mundial de Saúde.
A empresa interessada em receber o Selo de Aprovação SBM deve encaminhar seus produtos, fabricados ou comercializados no Brasil, para avaliação, juntamente a uma Carta de Solicitação da Análise e um questionário sobre o perfil da empresa que é fornecido pela Sociedade Brasileira de Microbiologia.
Se houver estudos realizados anteriormente, como análises, pesquisas e formulação, além de informações adicionais sobre o produto, a empresa deverá anexá-los ao material a ser entregue e avaliado por uma comissão e, se necessário, testes adicionais ou complementares poderão ser solicitados junto a laboratórios credenciados.
O envio deste material é firmado através de um protocolo. São apresentados então todos os detalhes do processo mediante a confirmação do interesse da empresa na sua continuidade.
Dessa forma, a SBM procura atender às exigências dos mercados cada vez mais competitivos e dos fabricantes preocupados em adequar sua produção dentro de padrões de qualidade reconhecidos e percebidos como um valor real para o produto.
Acordo de sigilo e confidencialidade
Com a finalidade de certificar os produtos da Contratante, será elaborado um contrato de Sigilo e Confidencialidade entre a empresa Contratante e a Contratada (SBM) sobre informações fornecidas para viabilizar a certificação para o(s) produto(s) desejado(s) principalmente no que se refere às especificações, fórmulas e características físico-químicas do produto. Este contrato será assinado pelo responsável da empresa Contratante e pelo Presidente da Sociedade Brasileira de Microbiologia.
Procedimento para concessão do selo
Etapa
1) As empresas interessadas em encaminhar seus produtos para avaliação do programa de certificação da SBM devem enviar seus produtos, fabricados ou comercializados no Brasil, para avaliação, juntamente a uma Carta de Solicitação da Análise e um questionário sobre o perfil da empresa que é fornecido pela Sociedade Brasileira de Microbiologia.
2) Avaliação da documentação encaminhada pela solicitante, por dois pareceristas especialistas e reconhecidos na área a ser indicado pela SBM. As embalagens e materiais de divulgação farão parte desta documentação.
3) Recebimento do parecer. Haverá 03 possibilidades de resultado:
a) aprovado da forma como foi submetido;
b) solicitação de esclarecimentos sobre aspectos considerados relevantes;
c) solicitação de análises microbiológicas em laboratórios credenciados e indicados pela SBM.
4) Recebimento das informações solicitadas pelos pareceristas.
5) Confecção do contrato de concessão do selo com vigência de 24 meses. O contrato poderá ser renovado de acordo com os interesses das partes envolvidas.
Procedimento
Enviar carta à Sociedade Brasileira de Microbiologia e solicitar que o produto, fabricado ou comercializado no Brasil, seja analisado para receber o Selo de Qualidade SBM. Junto com a carta, enviar um questionário preenchido, cujo objetivo é conhecer o perfil da empresa que solicitará o Selo de Aprovação SBM e as características do(s) produto(s) a serem certificados quanto à adequação sanitária e à presença de micro-organismos (Anexo I — Questionário).
Encaminhar documentação com especificações sobre o(s) produto(s), como análises , pesquisas e estudos já realizados pela solicitante sobre o produto, sobretudo com relação às características microbiológicas para subsidiar os pareceres.
1) Se o processo for aprovado pelo parecerista, iniciar-se-á a confecção do contrato para autorização formal da concessão do selo;
2) Se o parecerista solicitar esclarecimento adicional, a empresa deverá responder;
3) Se o parecerista solicitar análises microbiológicas para confirmação de informações, a empresa deverá enviar as amostrar para análise em laboratórios autorizados pela SBM. O tempo para concessão do selo dependerá destes resultados. Se não houver laboratório no Brasil, será necessário enviar a laboratório no exterior.
4) Aguardar resultado de Aprovação, ou não, da concessão do selo.
5) Assinatura do contrato e início do pagamento mensal pela utilização da marca.