Novo método permite prever gripes sazonais com antecedência

noticia_11-2017_07

Gripes sazonais: elas infectam 1 bilhão de pessoas ao redor do mundo anualmente, com 5 milhões de casos graves e 500 mil mortes

Crédito foto: Pixabay

A ferramenta proporciona às autoridades de saúde pública mais tempo para se preparar antes que a temporada de transmissão comece

Um novo método para prever a gripe sazonal incorpora informação sobre a evolução do vírus e poderia possibilitar previsões mais precisas e com maior antecedência. Isso pode proporcionar às autoridades de saúde pública mais tempo para se preparar antes do início do período onde ocorre o maior número de casos de transmissão da doença. As gripes sazonais infectam 1 bilhão de pessoas ao redor do mundo anualmente, causando 5 milhões de casos graves e cerca de 500 mil mortes.

O surto de cada ano varia de gravidade por causa da evolução do vírus e da proporção de pessoas que serão suscetíveis a cada variedade do micro-organismo. Os métodos atuais não permitem fazer previsões anteriores ao início do surto porque precisam inferir as características de transmissão do vírus analisando os casos que ocorrem no início da estação, deixando pouco tempo para a preparação.

Para criar uma ferramenta de previsão da severidade das gripes sazonais com grande antecedência, a equipe da Universidade de Chicago aproveitou os dados disponíveis de surtos anteriores, ocorridos de 2002 a 2016. Os pesquisadores avaliaram as mudanças evolutivas no vírus H3N2 baseadas em variações na sequência da proteína HA (hemaglutinina), bem como as taxas de transmissão e taxas decrescentes de imunidade na população.

Assim, com essa ferramenta, os cientistas consideraram a previsão de que na temporada de influenza de 2016-2017, nos Estados Unidos, a incidência de H3N2 seria de maior risco. De acordo com os autores, o refinamento desse modelo a partir de informações sobre a pirâmide etária da população, taxas de vacinação e variações em outras proteínas virais poderia melhorar ainda mais a eficácia da metodologia.

Leia mais em: