Vacina universal contra a gripe entra na última fase de pesquisa

MATERIA 05 . OPÇÃO 01 - Fonte. Pixabay

Vacina universal: terceira etapa de testes deve começar no fim deste ano, com 9630 pessoas

Crédito foto: Pixabay

Estudo desenvolvido em Israel apresentou alta eficácia nos testes iniciais; inverno europeu dará o respaldo final

A necessidade de atualizar as vacinas contra a gripe a cada ano, devido às mutações do vírus influenza, pode virar coisa do passado. Isso porque pesquisadores do Instituto Weizmann de Ciência, de Israel, anunciaram a criação de um novo tipo de imunizante contra a doença, que, segundo eles, entrará na fase final de testes.

Provisoriamente chamada de M-001, a vacina visa a combater universalmente o vírus, que já teve mais de 40 mil cepas identificadas. Nos últimos anos, foram realizados testes em camundongos — com 100% de eficácia – e também em humanos, em seis estudos, com 698 voluntários. A terceira etapa de testes tem previsão de começar no fim de 2018 na Europa, com a participação de 9.630 pessoas com mais de 50 anos. Elas serão acompanhadas durante duas temporadas de inverno, período em que o número de casos tradicionalmente aumenta.

De acordo com Ruth Arnon, cientista que lidera as pesquisas e ex-presidente da Academia de Ciências de Israel, a “proposta da vacina consiste em nove epítopos, segmentos de proteínas que fazem parte do vírus, que são comuns na vasta maioria das cepas”. Desta forma, é possível produzir um único imunizante contra todas as cepas de influenza.

Se os testes finais forem positivos, a expectativa é que a nova vacina esteja disponível para a população em até cinco anos.

Leia mais em: