Tétano é considerado problema de saúde pública no Brasil

MATERIA 04 . OPÇÃO 01 - Fonte. Dreamstime

Antitetânica: apesar da gratuidade, boa parte da população não toma todas as doses da vacina

Crédito foto: Dreamstime

Apesar de o imunizante estar disponível há mais de seis décadas, muitas pessoas não lembram se receberam a vacina

O número de casos de tétano registrados no Brasil e as consequentes mortes fazem com que a doença ainda seja considerada um problema de saúde pública nacional. De acordo com boletim divulgado pelo Ministério da Saúde em meados de junho, 2.939 brasileiros foram infectados com a doença entre 2007 e 2016 e 973 morreram. A maioria dos casos (73,1%) ocorreu em áreas urbanas.

Do total de pessoas infectadas, muitas sequer sabiam se tinham sido imunizadas. Entre as que tinham conhecimento, 31,4% nunca tinham se vacinado e 13,5% tomaram apenas uma dose.

No país, a vacina antitetânica é disponibilizada desde os anos 1950 e deve ser tomada em três doses na infância com reforços a cada dez anos. Por integrar o calendário vacinal brasileiro, é totalmente gratuita.

O tétano é uma doença infecciosa grave causada pela bactéria Clostridium tetani e ocorre quando uma grande quantidade dessa bactéria entra em contato com um ferimento profundo. A doença, no entanto, não é contagiosa. A maioria dos infectados se machuca em casa (31,5%) ou em vias públicas (17,7%).

Segundo o portal G1, o boletim da Secretaria de Vigilância em Saúde considera “o tétano um importante problema de saúde pública, pois apresenta alta letalidade e tratamento de custo elevado”. Entre 35% e 40% das vítimas da doença morrem

Leia mais em: