Instituto Butantan obtém patente para produzir vacina contra a dengue

MATERIA 01 . OPÇÃO 02 - Fonte. Arquivo Butanta

Instituto Butantan: testes indicam que imunizante brasileiro é seguro para humanos entre 2 e 59 anos, inclusive aqueles que nunca tiveram a doença

Crédito foto: Arquivo Butantan

Projeto, que teve investimento total de R$ 224 milhões, poderá tornar o Brasil exportador do imunizante

O Instituto Butantan obteve, nos Estados Unidos, a patente do processo de produção da vacina contra a dengue, doença que somente nos primeiros quatro meses de 2018, segundo o Ministério da Saúde, teve a notificação de 101.863 casos prováveis em todo o país.

Os testes já realizados indicam que o imunizante brasileiro é seguro para pessoas com idades entre 2 e 59 anos, inclusive aquelas que nunca tiveram a doença, induzindo o organismo a produzir anticorpos de maneira equilibrada contra os quatro sorotipos.

Atualmente, os últimos testes em humanos estão sendo realizados, para que a vacina possa ser produzida em larga escala e disponibilizada à população. Com a conquista, o Brasil produzirá sua própria vacina e não precisará importar tecnologia para obtê-la.

Em nota, o Instituto informou que “desta vez, poderá exportar a tecnologia para o hemisfério Norte, que também vem enfrentando casos de dengue e irá demandar a vacina contra a doença”. E afirmou também que “hoje, há uma corrida entre pesquisadores ao redor do mundo para desenvolver uma vacina segura e eficaz, que possa ser produzida em larga escala. O Instituto Butantan, com a patente nos Estados Unidos, deu um passo fundamental para se estabelecer na vanguarda do processo”.

A patente foi conferida em maio pelo Escritório Americano de Patentes e Marcas (USPTO, na sigla em inglês). O próximo passo é realizar o pedido de registro à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Leia mais em: