Redução do uso de antibióticos não previne superbactérias

Mat.04 Fonte Pixabay.com

Antibióticos: Redução do uso era a recomendação-padrão para evitar o surgimento de superbactérias

Crédito foto: Pixabay

Mesmo quando o tratamento é interrompido, esses micro-organismos transmitem seus genes em velocidade suficiente para conservar a característica da resistência

Uma das principais recomendações para conter o problema da resistência bacteriana é evitar o uso excessivo de antibióticos. Afinal, as superbactérias surgem quando uma delas sobrevive ao antibiótico e, sem a concorrência de outros micro-organismos, eliminados pelo medicamento, transmite a resistência aos seus descendentes. Mas um novo estudo, da Universidade de Duke, nos Estados Unidos, sugere que essa medida é insuficiente.

Os resultados mostraram que, mesmo quando o antibiótico é retirado, as bactérias dotadas da capacidade de conjugação – processo sexual de transferência genética – conseguem transmitir seus genes em velocidade suficiente para conservar a característica da resistência. Os testes foram realizados com nove tipos de plasmídios e, mesmo sem o antibiótico, a resistência se espalhou.

Entretanto, os pesquisadores identificaram que a combinação de ácido linoleico (para inibir a conjugação) e fenotiazina (para estimular erros de segregação do plasmídio), conseguiu eliminar 99% dos plasmídios. “A combinação sinérgica foi crítica para reverter a resistência”, escreveram os autores no artigo, publicado no periódico Nature Communications.

Leia mais em: