Dobra o número de mortes por gripe no Brasil

MATERIA 02 . OPÇÃO 01 - Fonte. Arquivo Butanta

Vacina contra a gripe: apesar do aumento de casos, a campanha de vacinação deste ano teve menor adesão

Crédito foto: Dreamstime

Dados de 2018 mostram aumento casos em relação ao ano passado, enquanto adesão à campanha de vacinação fica abaixo do esperado

O número de mortes causadas pela gripe dobrou em 2018 em relação ao ano anterior. De acordo com o Ministério da Saúde, das 2,7 mil pessoas diagnosticadas com a doença de janeiro até 13 de junho, 446 foram a óbito por causa de complicações da doença. Em 2017 foram registradas 204 mortes.

O vírus H1N1 é o que mais circula no país, sendo responsável por cerca de 60% das ocorrências notificadas. As cepas H3N2, influenza B e influenza A também são causas de mortes.

Apesar do aumento de casos, a campanha de vacinação deste ano teve menor adesão, o que foi um dos motivos para o governo prorrogar por duas vezes a ação. Inicialmente prevista para terminar em 1º de junho, ela foi ampliada até 22 de junho, com o objetivo de atingir a meta de imunizar 90% da população prioritária. Gestantes e crianças de seis meses a cinco anos, idosos a partir de 60 anos e portadores de doenças crônicas integram o grupo.

Dados do Ministério da Saúde apontam que 45,8 milhões de pessoas, de um total de 54,4 milhões, receberam a dose, ou seja, 84%.

Para a coordenadora do Programa Nacional de Imunizações, Carla Domingues, a baixa adesão à imunização “não é só com a Influenza. Estamos começando a ver outras vacinas com baixa cobertura”, disse, em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, referindo-se ao sarampo e à poliomielite.

Leia mais em: