Exame rápido, sensível e barato para detectar o vírus da zika

noticias_05-2017_02

Tecnologia inovadora: pesquisadores da Universidade do Colorado observam resultados dos testes feitos com a metodologia LAMP

Crédito foto: Divulgação/Colorado State University Photography

Nova técnica distingue entre as cepas africana e asiática, característica crucial para rastrear a disseminação da doença pelo mundo

Um novo teste, rápido, barato e altamente sensível não apenas detecta o zika vírus em fluidos humanos e de mosquitos, mas também distingue entre as cepas africana e asiática – uma característica que poderia melhorar os esforços para rastrear a disseminação do vírus de forma mais efetiva. A linhagem asiática, envolvida em severas malformações fetais, como a microcefalia, rapidamente se infiltrou nas Américas depois de 2015, transmitida por mosquitos do gênero Aedes.

O desenvolvimento do exame se deve a uma equipe coordenada pelo Dr Joel Rovnak, da Universidade do Colorado, que concebeu um dispositivo para detectar o vírus da zika em mosquitos e em diferentes tipos de amostras clínicas não processadas, como sangue, saliva e sêmen. Para isso, os pesquisadores amplificaram o genoma do micro-organismo usando uma técnica chamada de LAMP (do inglês Loop Mediated-Isothermal Amplification) uma abordagem que se provou tão sensível quanto o método padrão – o qRT-PCR.

Entretanto, diferentemente do qRT-PCR, a técnica LAMP não requer reagentes caros. Além disso, não gera falsos-positivos para patógenos relacionados, como os vírus da dengue e da febre Chikungunya. Os pesquisadores validaram a técnica LAMP com testes de detecção do vírus a partir de cultura de células, de mosquitos infectados, de fluidos humanos artificialmente inoculados (para avaliação dos limites de detecção) e de indivíduos comprovadamente portadores da doença, residentes no Brasil e na Nicarágua, além de um grupo controle saudável. A metodologia foi suficientemente sensível para identificar um único mosquito infectado dentro de uma coleção de 50 insetos não infectados. Para os autores, a necessidade de requisitos mínimos e os resultados ágeis propiciados pelo LAMP serão ativos valiosos para o monitoramento e controle da disseminação do vírus da zika.

Leia mais em: