Vacina contra zika inicia nova fase de testes
A partir de junho, 2.500 voluntários de Estados Unidos, Porto Rico, Brasil, Peru, Costa Rica, Panamá e México receberão doses da candidata a imunógeno
Teve início, nos Estados Unidos, a mais nova etapa de testes de uma vacina contra a zika desenvolvida pelo Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas (NIAID). Os resultados preliminares serão divulgados ainda neste ano. O projeto conta com dotação de 100 milhões de dólares.
Nesta nova fase, serão feitos dois tipos de testes. Primeiro, será realizada uma nova checagem da segurança da candidata a vacina, bem como de sua capacidade de estimulação do sistema imunológico. Diferentes quantidades do imunizante serão comparadas na avaliação da dose mais eficaz.
Num segundo momento, a partir de junho, os cientistas colocarão à prova a capacidade da vacina de prevenir a doença. Para isso, serão realizados testes com 2.500 voluntários de Estados Unidos, Porto Rico, Brasil, Peru, Costa Rica, Panamá e México. Com isso, a expectativa é que os estudos em torno da vacina sejam concluídos até 2019.
Leia mais em: