Obama quer mais verba para pesquisa contra zika

barack_obama

Barack Obama desembarca da aeronave Marine One: para presidente americano, chegada da febre zika ao território de Porto Rico ameaça cidadãos dos Estados Unidos

Crédito foto: Official White House Photo by Lawrence Jackson

Casa Branca solicitou ao Congresso 1,9 bilhão de dólares para o financiamento de pesquisas para o desenvolvimento de vacinas, métodos de diagnóstico e controle dos mosquitos transmissores

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, está pressionando o Congresso americano por mais verbas para o combate ao vírus da zika. A Casa Branca apresentou um requerimento solicitando a liberação de 1,9 bilhão de dólares para o financiamento de pesquisas para o desenvolvimento de vacinas, de métodos de diagnóstico e de controle dos mosquitos transmissores.

“Nós podemos realmente reduzir os riscos de incidentes de zika se o Congresso fizer a coisa certa e alocar os dólares necessários agora mesmo para que façamos este trabalho”, declarou o presidente Obama durante discurso proferido no Salão Oval durante encontro com autoridades da área de saúde.

O presidente americano lembrou os perigos da rápida disseminação da febre zika pelo mundo e especialmente em Porto Rico, território americano situado na América Central que já enfrenta uma crise associada à doença. Um relatório da Organização Mundial de Saúde divulgado em junho informa que a doença já se espalhou por 61 países e que, em 47 deles, a doença só chegou depois de 2015. “A boa notícia é que nos sentimos muito confiantes de que podemos desenvolver uma vacina efetiva contra a zika. Mas pesquisa requer dinheiro. E para que uma vacina esteja amplamente disponível, precisa ser testada para garantir que seja segura e eficaz”, disse Obama. “O problema imediato é que esse dinheiro está parado no Congresso”, acrescentou o presidente americano.

Leia mais em: