Vacina contra meningite protege contra gonorreia

noticia_08-2017_06

Vacina contra meningococo do grupo B: coincidentemente, ela promoveu queda da incidência de gonorreia

Crédito foto: Dreamstime

Algumas cepas desse micro-organismo são resistentes a todos os antibióticos disponíveis na atualidade

Uma vacina contra a meningite meningocócica revelou um segundo benefício inesperado: a prevenção da gonorreia, uma infecção sexualmente transmissível, causada pela bactéria Neisseria gonorrhoeae, de acordo com um artigo publicado no periódico científico Lancet. A Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu um alerta de que algumas cepas desse micro-organismo se tornaram resistentes a todos os antibióticos hoje utilizados no seu tratamento. Mas o novo estudo, realizado na Nova Zelândia, trouxe, pela primeira vez, indícios de que uma vacina pode evitar essa infecção.

No início dos anos 2000, um milhão de neozelandeses foram imunizados contra a meningite, por causa de uma epidemia. A vacina utilizada, a “MeNZB”, visava à prevenção da infecção pelo meningococo do grupo B — agente etiológico da forma mais mortal de meningite. Mas, coincidentemente, houve uma queda da incidência de gonorreia entre os indivíduos que receberam o imunizante.

A meningite e a gonorreia são causadas por bactérias do mesmo gênero e compartilham parte significativa do código genético, uma possível explicação para a proteção cruzada detectada pelos cientistas. “Alguns tipos de gonococos são hoje resistentes a todos os antibióticos que temos. Mas agora há esperança”, afirmou Helen Petousis-Harris, coordenadora do estudo e especialista em vacinas da Universidade de Auckland.

Mais de 78 milhões de pessoas em todo o mundo contraem gonorreia todos os anos. Trata-se da segunda infecção bacteriana sexual mais comum após a clamídia.

Leia mais em: