Combate à tuberculose evitou 53 milhões de mortes desde 2000

noticia_11-2017_03

Radiografia do pulmão: OMS estima em 9,2 bilhões de dólares o investimento necessário para o tratamento e a prevenção de novos casos de tuberculose em países de renda baixa e média

Crédito foto: Agecom Bahia

Ainda assim, esta foi a doença infecciosa que mais matou no mundo em 2016

O combate mundial à tuberculose fez o número de casos cair 37% desde o ano 2000, o que evitou 53 milhões de mortes causadas pela doença, informou a Organização Mundial de Saúde (OMS). Ainda assim, a tuberculose é a doença infecciosa que mais matou em 2016. Além disso, a tuberculose também é a principal causa de óbitos relacionados à resistência bacteriana e a principal causa de morte entre pessoas com HIV.

Uma das razões para isso é a subnotificação da doença, o que impede ações mais efetivas de saúde pública. A OMS estima que, dos 10,4 milhões de novos casos de 2016, apenas 6,3 milhões foram detectados e notificados oficialmente, o que deixou uma lacuna de 4,1 milhões. Alguns dos principais bolsões de subnotificação estão em países como Índia, Indonésia e Nigéria.

Segundo a OMS seriam necessários 9,2 bilhões de dólares para o tratamento e a prevenção de novos casos em países de baixa e média renda. Mais 1,2 bilhão de dólares por ano seriam precisos para acelerar o desenvolvimento de novos tratamentos, vacinas e procedimentos diagnósticos.

Leia mais em: