Anvisa aprova testes sorológicos para detectar o zika vírus

Noticia4_Biocan

Kit sorológico canadense: é o terceiro teste do tipo aprovado pela Anvisa neste mês

Crédito foto: Divulgação Biocan Diagnostics

Exames permitem identificar infecções prévias, mesmo quando o micro-organismo já foi eliminado do corpo. Resultados saem em até 20 minutos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou em fevereiro três testes sorológicos capazes de identificar os anticorpos contra o zika vírus. Antes disso, a metodologia disponível no país se resumia aos testes moleculares, que, embora precisos, só são capazes de identificar os sinais do vírus na fase aguda da doença, nos cinco primeiros dias após o início da infecção. Esses testes anteriores não permitiam, por exemplo, verificar se uma mulher grávida, mãe de um bebê com microcefalia, foi infectada pelo zika vírus meses antes, no início da gestação.

O mais novo teste sorológico aprovado é fabricado pela empresa canadense Biocan Diagnostics. Ele recorre a uma membrana de nitrocelulose para detectar, nas amostras de sangue, anticorpos do tipo IgM – presentes na fase ativa da febre zika – e os anticorpos do tipo IgG, capazes de confirmar uma infecção anterior, mesmo quando o vírus já foi eliminado do organismo. Segundo o fabricante, os resultados do exame ficam prontos em até 20 minutos.

Os outros dois testes aprovados pela entidade neste mês são produzidos pela alemã Euroimmun e usam a técnica de imunofluorescência para discriminar os anticorpos produzidos contra os vírus das febres zika e chikungunya e da dengue. Desta forma, ele permite identificar a ocorrência de qualquer uma dessas três doenças. Segundo o fabricante, os kits devem estar disponíveis no mercado brasileiro ainda em março.

Leia mais em: