Aumentam indícios de vida microscópica em lua de Júpiter

noticia_10-2016_02

Europa fotografada pela sonda Galileo: satélite jupiteriano é um dos astros com maior probabilidade de abrigar vida fora da Terra

Crédito foto: Seti Institute/NASA

Nasa encontra evidências de jatos de vapor de água originados no satélite Europa

Já se sabia que Europa, uma das 67 luas conhecidas do planeta Júpiter, é um dos locais com maior probabilidade de se encontrar vida fora da Terra, dentro do Sistema Solar. Isso porque se acredita que o satélite abrigue um oceano líquido sob sua crosta congelada. A novidade é que a busca por formas de vida microscópica no astro pode ser menos difícil do que se imaginava.

É que novas imagens captadas pelo telescópio espacial Hubble no fim de setembro sugerem a existência de jatos de vapor de água, vindos da superfície de Europa, que chegariam a distâncias de até 200 quilômetros. Com isso, futuramente seria possível enviar sondas para estudar esses jatos e até captar amostras, sem a necessidade de pousar no satélite ou de perfurar sua espessa superfície gelada. “É algo significativo porque talvez possamos investigar esse oceano procurando por compostos orgânicos e sinais de vida sem ter de cavar uma quantidade desconhecida de milhas de gelo”, afirmou William Sparks, diretor do Instituto de Ciências do Telescópio Espacial durante coletiva de imprensa na Nasa.

Leia mais em: