Pesquisadores chineses testam possível anticorpo universal contra HIV

Vírus HIV: pesquisa indicou que o novo anticorpo é eficaz contra todas as cepas de HIV-1 geneticamente divergentes nas quais foi testado
Crédito foto: Pixibay
Após experimentos com ratos, expectativa é que molécula seja usada em testes clínicos em até cinco anos
Uma equipe da Universidade de Hong Kong desenvolveu um anticorpo universal contra o vírus HIV, causador da Aids. Testes realizados em ratos indicaram uma cura funcional para o vírus, o que poderia habilitar seu uso tanto para a prevenção quanto para o tratamento imunoterápico da doença.
A pesquisa indicou que o novo anticorpo é eficaz contra todas as cepas de HIV-1 geneticamente divergentes nas quais foi testado e que, além disso, promove a eliminação de todas as células infectadas. A descoberta foi publicada no The Journal of Clinical Investigation.
Os cientistas que integram o estudo chegaram a esse resultado utilizando a engenharia em um conjunto de anticorpos biespecíficos neutralizadores, com capacidade de bloquear algumas partes do vírus.
O professor Zhiwei Chen, do Instituto de Aids da Universidade de Hong Kong, que lidera a equipe de pesquisadores, afirmou que a descoberta mostra que o novo anticorpo pode ajudar a controlar a viremia e eliminar as células infectadas. A expectativa é que o anticorpo esteja disponível para testes clínicos nos próximos três a cinco anos.
Leia mais em: