Zica pode afetar visão de bebês sem microcefalia

noticia_08-2017_07

Recém-nascido: para autores, todas as crianças com exposição materna potencial ao vírus da zika deveriam ser submetidas a exames oculares

Crédito foto: Divulgação/Sociedade de Pediatria de São Paulo

Achado deve alterar a atual recomendação do Ministério da Saúde de realizar exames oculares apenas em bebês com a malformação cerebral

Filhos de mães infectadas pelo vírus da zika durante a gestação podem desenvolver lesões oculares graves mesmo que não apresentem o quadro de microcefalia. A revelação, feita por um estudo do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) publicado no periódico científico Journal of the American Medical Association (Jama),deve alterar a atual recomendação do Ministério da Saúde de realizar exames oculares apenas em bebês com microcefalia, dispensando as demais crianças potencialmente expostas ao vírus no útero materno.

Pesquisadores da região Nordeste, a mais afetada pela zika, acompanharam 112 mulheres cujos exames haviam sido positivos para o vírus durante a gestação, sendo que 24 (21, 4%) crianças dessas mães apresentaram anormalidades oculares. Destas, 10 (41,7%) não tinham microcefalia e oito (33,3%) não tinham qualquer problema neurológico.

“Todas as crianças com exposição materna potencial ao vírus da zika, em qualquer período da gestação, deveriam ser submetidas a exames oculares independentemente da presença ou ausência de alterações no sistema nervoso central”, escrevem os autores.

Leia mais em: