Vacina da dengue ficará para 2019

vacina

Vacina da dengue: fábrica, no Instituto Butantã, deve ficar pronta até o fim deste ano.

Crédito foto: Dreamstime

Queda no número de casos impediu a comprovação da eficácia do imunizante em grupos de voluntários, atrasando o estudo

Inicialmente prometida para 2017, a vacina da dengue desenvolvida pelo Instituto Butantã segue em fase de testes e agora tem entrega prevista para 2019. O motivo para o atraso seria a redução no número de casos da doença, que atrasou os testes com grupos de voluntários.

Quando o estudo da vacina foi anunciado, em 2015, a doença batia recordes, com 1,6 milhão de ocorrências suspeitas. Com isso, a pesquisa recebeu a autorização para os testes de fase 3 em regime de prioridade.

Segundo o Instituto Butantã, os testes estão sendo feitos, mas, com a queda no número de casos, não é possível comprovar a eficiência da vacina. “Temos coletados, até o momento, os dados de segurança e todas as análises, mas a dengue ocorre em picos e tem períodos com maior incidência de casos”, disse Alexander Precioso, diretor do Laboratório Especial de Ensaios Clínicos e Farmacovigilância do Instituto, ao jornal Estado de São Paulo.

Quanto à fábrica da vacina, cuja entrega estava programada para o fim de 2017, a nova previsão é de que esteja concluída até o último trimestre do ano.

Leia mais em: