País terá pílula preventiva do HIV

truvada

Truvada: medicamento é combinação dos antirretrovirais Emtricitabina e Tenofovir

Crédito foto: Divulgação

Terapia é abordagem complementar ao preservativo para grupos de risco e casais sorodiscordantes

O Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos), da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), vai produzir o Truvada, medicamento indicado para a prevenção do HIV. Combinação dos antirretrovirais Emtricitabina e Tenofovir, o remédio será fabricado em parceria com as empresas Blanver e Microbiológica. A expectativa é que o produto passe a ser fornecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a partir do segundo semestre.

O objetivo principal desse tipo de terapia é complementar o uso do preservativo para reduzir o número de pessoas infectadas e a circulação do vírus. A prevenção com medicamentos é recomendada apenas para homens que fazem sexo com homens, transexuais, profissionais do sexo e casais sorodiscordantes.

A promessa é de que a estratégia de prevenção esteja disponível em 36 serviços situados em cidades consideradas estratégicas.

Para ter acesso ao medicamento, os interessados têm de fazer testes comprovando que não têm o vírus e demonstrar que estão dispostos a manter o uso do remédio por um período predeterminado. Também é preciso ser maior de 18 anos.

Com a produção do medicamento em Farmanguinhos, o Ministério da Saúde projeta uma queda de 60% nos custos com o fornecimento da droga.

Leia mais em: