Droga testada para retardar envelhecimento também melhora sistema imunológico
Testes: participantes tratados com remédios inibidores de mTOR, proteínas responsáveis pelo envelhecimento celular, tiveram 50% menos infecções no ano seguinte
Crédito foto: Pixabay.com
Estudo detectou aumento de anticorpos contra a gripe nos voluntários que receberam medicamento
Um estudo clínico publicado pela American Association for the Advancement of Science indicou resultados positivos com drogas antienvelhecimento experimentais, que também reforçaram o sistema imunológico.
Nos testes, pessoas com mais de 65 anos receberam dois remédios inibidores de mTOR, um grupo de proteínas responsáveis pela multiplicação e pelo envelhecimento das células, causando um retardo no processo de envelhecimento dos voluntários.
Mas uma das surpresas da pesquisa foi que participantes tratados com a droga tiveram aproximadamente 50% menos infecções durante o ano seguinte ao teste. A medicação também se mostrou eficaz no aumento da resposta imunológica dos voluntários após receber a vacina contra a gripe. Eles apresentaram 20% mais anticorpos contra a gripe um mês após a imunização.
Testes realizados com camundongos mostraram a capacidade das drogas de revitalizar o sistema imunológico e os órgãos que se deterioram na velhice, aumentando a expectativa de vida das cobaias.
A etapa seguinte da pesquisa estenderá o estudo a outros grupos de idosos, como aqueles com idade superior a 85 anos e com problemas de saúde como diabetes, asma e insuficiência cardíaca.
Leia mais em:
https://super.abril.com.br/ciencia/tratamento-que-promete-reverter-o-envelhecimento-passa-no-primeiro-teste/