SBM se posiciona contra corte de verbas

Redução nos recursos deve afetar universidades públicas e incentivos ao desenvolvimento científico e tecnológico no Brasil

A Sociedade Brasileira de Microbiologia (SBM) vem a público, novamente, repudiar o corte de verbas para o desenvolvimento científico do Brasil e a situação de descaso e abandono das universidades públicas. Em um momento singular, com graves problemas econômicos e instituições públicas sendo moralmente questionadas pela população, os microbiologistas representados pela SBM estão preocupados com as últimas notícias veiculadas na mídia sobre a situação financeira do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e as dificuldades para cumprir os compromissos até o fim de 2017.

Ao mesmo tempo que recebemos notícias de cortes nas verbas e aumento de impostos, políticos apresentam emendas parlamentares de bilhões de reais para fins exclusivamente políticos. O CNPq é uma instituição idônea e essencial para a manutenção do grau de desenvolvimento atingido por várias entidades públicas e privadas do Brasil. A suspensão, mesmo que temporária, de bolsas de estudo terá um impacto devastador, a curto prazo, na produção científica e tecnológica do país. No longo prazo, comprometerá a renovação da comunidade científica, já afetada pela saída de vários pesquisadores brasileiros para centros de excelência no exterior.

Neste sentido, a SBM, entidade representativa de cientistas, pesquisadores, professores, tecnólogos, técnicos e de demais profissionais ligados a microbiologia, manifesta a necessidade de manutenção e recomposição das verbas destinadas ao CNPq. Caso isso não ocorra, o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação alcançados em décadas de trabalho retrocederá e, em consequência, haverá um aumento da nossa dependência externa.