Novo tratamento contra o resfriado

img

Resfriado: nova medicação bloqueia proteína presente no organismo humano usada pelos vírus para se replicar

Crédito foto: Pixabay.com

Medicamento, testado em laboratório, imobiliza o vírus e impede que ele se replique

Um estudo conduzido por cientistas do Imperial College of London, na Inglaterra, e publicado no periódico Natural Chemistry, mostra o potencial de um novo tratamento para combater o resfriado.

Em vez de atacar o vírus, como faz a vacina, a nova medicação combate o hospedeiro infectado bloqueando uma proteína presente no organismo humano e normalmente usada pelos vírus para se replicar e se espalhar. Testes em laboratório mostraram que a medicação, quando administrada logo no início da infecção, faz com que o vírus seja imobilizado. O experimento foi realizado em células pulmonares humanas, nas quais se verificou o bloqueio da enzima conhecida como NMT, sem dano às células humanas.

De acordo com os pesquisadores, os testes em humanos devem começar em aproximadamente dois anos. A ideia é que a medicação possa ser inalada, o que reduziria o risco de possíveis efeitos colaterais.

Segundo Ed Tate, professor de Bioquímica do Imperial College of London, “mesmo que o resfriado já esteja em curso, o remédio pode ajudar a diminuir os sintomas, o que seria muito útil para pessoas com doenças crônicas, como asma e fibrose cística”, disse ele em entrevista à revista Veja.

O cientista Peter Barlow, da Sociedade Britânica de Imunologia, considerou que “o estudo é muito promissor, embora tenha sido feito integralmente in vitro – usando células para imitar uma infecção por rinovirus”.

Leia mais em: