Identificados fungos que combatem praga da citricultura

img

Bactéria Xanthomonas citri é a causadora do cancro cítrico, doença que ataca todas as variedades de laranjas

Crédito foto: Pixabay.com

Artigo publicado na Letters in Applied Microbiology aborda o estudo coordenado por professores da Unesp de Rio Claro (SP)

Uma equipe liderada por três professores do Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Rio Claro, identificou 29 fungos com ação comprovada contra a bactéria Xanthomonas citri, causadora do cancro cítrico, uma doença que ataca todas as variedades e espécies de laranjas, impactando o seu potencial comercial. A bactéria é originária da Ásia e atinge de forma endêmica todos os países produtores de frutos cítricos.

O estudo, feito em colaboração com pesquisadores da University of Groningen, da Holanda, identificou uma série de compostos capazes de inibir a atuação de X.citri. Os fungos foram isolados de amostras de solo e de sedimento marinho da Antártica a partir da coleção de fungos estruturada pela pesquisadora Lara Durães Sette, da Unesp, ao longo de expedições realizadas durante os verões antárticos de 2013 e 2015 no arquipélago das Shetland do Sul no âmbito do projeto Microsfera (Proantar/CNPq).

“Esses fungos vivem em condições de isolamento e proliferam em ambientes inóspitos, com baixas temperaturas e elevado índice de radiação ultravioleta. Queríamos ver se tais fungos produzem moléculas com estruturas únicas, capazes de protegê-los de infecções e que, portanto, teriam ação antibacteriana”, afirmou Daiane Cristina Sass, professora da Unesp de Rio Claro e coordenadora do projeto, em entrevista ao Jornal do Brasil. 

A pesquisa demonstrou que dos 86 fungos isolados na Antártica, 29 (sendo 19 de origem marinha e 10 terrestres) têm compostos de comprovada ação antibacteriana contra Xanthomonas citri.

Leia mais em: