Agora é essencial que todos sejam vacinados!

18.01 FEED 2

Com a aprovação para uso emergencial das vacinas Coronavac (Sinovac e Instituto Butantã) e ChAdOx1 nCoV-19 (Astrazeneca- Oxford e Fiocruz) pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), o próximo passo é a aplicação das duas vacinas por meio do Programa Nacional de Imunização coordenado pelo Ministério da Saúde. Todos os ensaios de segurança realizados indicam que as duas vacinas são seguras e apresentam um bom nível de eficácia. Entretanto, para que as vacinas alcancem o seu potencial de proteção é de fundamental importância que a maioria da população seja vacinada. A Sociedade Brasileira de Microbiologia solicita que o Ministério da Saúde e os governos estaduais e municipais iniciem imediatamente uma campanha publicitária orientando a população a procurar pela vacinação quando o grupo específico de idade for convocado. Na ausência de uma perspectiva de uma medicação eficaz para o controle da doença viral causada pelo Sars-Cov-2 covid-19, a única proteção eficiente para o controle da doença é a vacinação de toda a população Brasileira.

As estratégias escolhidas pelos Governos Federal e do Estado de São Paulo da escolha das duas vacinas foram excelentes, demonstrando o bom preparo dos profissionais da área de saúde no Brasil. As principais vantagens das duas vacinas são que podem ser armazenadas à temperatura de 2 a 8 oC e serão fabricadas localmente por meio de acordos de transferência de tecnologia para duas instituições de pesquisa e de saúde seculares e de ilibada reputação científica, a Fiocruz e o Instituto Butantan. Através do Sistema Único de Saúde (SUS), o Brasil possui um sistema de imunização de referência internacional. A partir da interligação dos sistemas municipais, estaduais e federal, o SUS possui uma boa organização via postos de saúde, centros de atendimento, clínicas da família e hospitais, ambientes adequados para a centralização do processo de vacinação da população.

É fundamental que as lideranças federais, estaduais, municipais, do executivo, do legislativo e do judiciário brasileiro procurem comedimento nas suas opiniões contra a obrigatoriedade e a necessidade da vacinação contra a covid-19. Comentários depreciativos acerca de danos não comprovados que podem ser causados pela vacinação, assim como o questionamento da insegurança da vacinação, não ajudarão na contenção da pandemia. Finalmente, é fundamental que a população brasileira se conscientize que a vacinação é a primeira etapa de um longo processo. As pessoas precisam colaborar com a vacinação por meio de um comportamento responsável, evitando aglomerações, higienizando as mãos constantemente, usando máscaras de forma adequada, permanecendo em casa sempre que possível e só saindo quando absolutamente necessário. Acreditamos que a sociedade brasileira sairá fortalecida desse desafio. Temos que ter responsabilidade social e pensar em todos. Só assim conseguiremos superar esse grave momento da história da humanidade.

Por fim, a Sociedade Brasileira de Microbiologia se compromete com o processo de vacinação contra a covid-19 e se coloca inteiramente à disposição para ajudar as autoridades sanitárias no Brasil nesta nova etapa do controle da pandemia. Temos esperança que juntos venceremos esse momento.

Nota da Sociedade Brasileira de Microbiologia (SBM)

Gustavo Henrique Goldman, Professor da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo. Presidente da Sociedade Brasileira de Microbiologia