E lá vamos nós falar de vacinas!

img

Dizem que estamos inventando novidades com as vacinas… Mas a realidade é que há mais de 2 séculos usamos os princípios dessa tecnologia maravilhosa que a ciência criou.

A partir do século XX, aprimoramos e introduzimos várias vacinas bem sucedidas, como contra o sarampo, difteria, caxumba e rubéola, entre tantas outras nos anos seguintes salvando vidas de milhares de pessoas. Também erradicamos vírus e doenças e nos tornamos mais saudáveis, vivendo com mais qualidade e por mais tempo, enquanto sociedade.

E de novo na história serão as vacinas a solução para nossos problemas!

A pandemia da COVID-19 mudou rotina, hábitos, economia, e para que as coisas consigam seguir por um caminho “normal” aquele que a gente já conhecia, ou até um novo normal melhor que o anterior, precisamos que as pessoas se vacinem.

Sabe por quê? É a vacina que deixa seu sistema imunológico pronto para atacar o vírus se você pegar. Como se estivesse dando spoilers sobre o que pode ser encontrado por aí. Assim , você não fica doente, não precisa de hospital e não corre risco de vida – nem de transmitir para outras pessoas que possam ter mais risco de agravar que nós!.

E não é só isso! Com o tempo, sem novas pessoas para infectar, o vírus não tem hospedeiros, e vai “desaparecendo”… será que a COVID-19 um dia some mesmo? Essa é nossa esperança sim.

Mas caso isso não aconteça, tendo poucas pessoas doentes, já ajuda muito!

Nós sabemos que o medo do novo é normal… A gente não tinha medo de tirar foto no passado porque roubava a nossa alma?

Entendemos o receio ao que parece que foi feito de maneira apressada. Todavia, estamos aqui para, mais uma vez, reforçar que não tiramos nenhum coelho da cartola com as vacinas – afinal, a ciência não é magia! Nem têm truques ou atalhos.

As tecnologias desenvolvidas para as vacinas da Covid-19 são pesquisadas há tempos. A única diferença foi a “instrução” para gerar a resposta imunológica ao nosso corpo (o que nos protegerá) que vem com informações específicas para a Covid-19. Assim, não tenha medo da vacina, ela existe há tantos anos, causa pouco efeito colateral… Pode apostar: a doença ainda é muito pior em efeitos colaterais e efeitos diretos no organismo. Além disso, sabemos o que a doença, socialmente, causa: necessidade de isolamento, sobrecarga dos sistemas de saúde, adoecimento em massa de pessoas… Tudo isso será minimizado – senão zerado – pelas vacinas!

Ahh, sim! Têm um “porém” nisso tudo… Não adianta pouca gente vacinar. Para a gente ter uma redução boa e a pandemia desacelerar, precisamos vacinar muitos! O que temos chamado de “cobertura vacinal” precisa ser grande! Cobertura Vacinal? Sim! É o termo técnico para “ter uma grande massa de pessoas vacinadas em uma população”. Então: chama todo mundo para vacinar sem medo e emprestar o bracinho. cover letter for administrative officer position

Uma campanha realizada por:

Observatório Covid-19
Rede Análise Covid-19
Blogs de Ciência da Unicamp
Equipe Halo
União Pró-Vacina