Manifesto da SBM quanto a redução de bolsas de pós-graduação pela CAPES

Sociedade Brasileira de Microbiologia órgão de representação de alunos, pesquisadores, docentes e profissionais ligados à microbiologia vem a público demonstrar preocupação com o Ofício nº Ofício nº 447/2016-CEX/CGSI/DPB/CAPES encaminhado no final do dia 01/04/2016 suspendendo o cadastro de novos alunos de pós-graduação em cotas classificadas erroneamente de ociosas.

A redução das bolsas em função do planejamento orçamentário para 2016 é, de fato, um grande retrocesso. É necessário uma ampla discussão com a comunidade acadêmica. O Governo Federal deverá sentir o impacto em poucos meses com a redução de mestres e doutores tão fundamentais para o crescimento do Brasil.

Sociedade Brasileira de Microbiologia preocupada com a repercussão nas Universidades brasileiras solicita aos órgãos públicos envolvidos, em especial, a CAPES a revisão da decisão com a revogação do ofício e ampla discussão com a comunidade científica e acadêmica do Brasil. Estas atitudes unilaterais podem levar a cicatrizes profundas na capacitação e renovação continua da comunidade científica brasileira.

 

Sociedade Brasileira de Microbiologia