MANIFESTAÇÃO PÚBLICA DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE MICROBIOLOGIA (SBM) EM VIRTUDE DA INFUNDADA NOTA TÉCNICA 2/2022 – SCTIE EMITIDA PELO MINISTÉRIO DA SAÚDE DO BRASIL

136476694_3546332588925995_6173287104748488806_n

Nos últimos anos, o planeta vem travando uma grande batalha contra o SARS-CoV-2, causador da COVID-19. No início, tínhamos um inimigo desconhecido e hoje, graças ao empenho de inúmeros pesquisadores, incluindo muitos microbiologistas, a Ciência nos trouxe o conhecimento como arma fundamental e efetiva que nos tem permitido avanços grandiosos em benefício da vida de todos. De acordo com o painel da Johns Hopkins University, o Brasil tem mais de 23 milhões de casos confirmados e ultrapassou a marca de 623 mil óbitos. Está mais do que comprovada, por inúmeros trabalhos científicos fortemente fundamentados e analisados, a eficiência da vacinação na redução do número de internações e de óbitos de pessoas acometidas pela COVID-19. Ao mesmo tempo, tem-se a comprovação inequívoca de que o uso de medicamentos que compõem o chamado “Kit-Covid” é descabido e traz riscos à saúde das pessoas. Diante do atual cenário da pandemia que ainda nos assola, é absolutamente inaceitável que o Ministério da Saúde, por meio da nota técnica 2/2022 – SCTIE/MS, posicione-se frontalmente contra as vacinas e a favor do uso de um kit que não traz qualquer benefício aos infectados pelo SARS-CoV-2. Não é de hoje que, infelizmente, ações que objetivam desacreditar as evidências científicas estão em marcha em nosso país, divulgando mentiras e desinformando a sociedade. Fato é que a Ciência sempre esteve e estará a favor da sociedade, respondendo adequadamente a seus anseios e demandas e, neste momento em especial de grave crise sanitária, zelando pela saúde de todos os brasileiros.

A SBM condena veementemente o conteúdo da mencionada nota técnica e reforça a importância da ampla vacinação, inclusive das crianças, como uma forma efetiva de preservação da saúde e da vida dos brasileiros. A SBM também repudia a divulgação de informações infundadas e mentirosas, e apoia as Sociedades Científicas e Associações Médicas Brasileiras a favor da Ciência.

Diretoria Sociedade Brasileira de Microbiologia