Trilhões de vírus caem do céu a cada dia

vapor

Origem marinha: a maioria desses vírus migrantes é lançada ao ar pelo vapor do mar ou por tempestades de areia

Crédito foto: ESA

Estudo foi o primeiro a calcular a quantidade desses micro-organismos que circula ao redor da Terra

A cada dia, 800 milhões de vírus caem do céu em cada metro quadrado do planeta. Isso se deve a uma corrente de vírus que circula pelo planeta acima dos sistemas climáticos, mas abaixo do nível das viagens aéreas. A maioria desses vírus migrantes é lançada ao ar pelo vapor do mar ou por tempestades de areia.

Um estudo, publicado no International Society of Microbial Ecology Journal foi o primeiro a calcular o número de vírus que caem todos os dias sobre o planeta. A pesquisa visava a entender melhor a ‘virosfera’ – a camada de vírus ao redor da Terra.

Em geral, acredita-se que esses micro-organsimos se originam no planeta e são sugados para cima, mas alguns cientistas propõem que eles provêm da atmosfera. Outros ainda defendem que eles podem vir do espaço, conceito conhecido como panspermia. Qualquer que seja a hipótese, os vírus são, de longe, os seres mais abundantes no planeta. Para se ter uma ideia, há dezenas de milhões de bactérias por metro quadrado, ante centenas de milhões, no caso dos vírus.

Normalmente vistos como agentes infecciosos, os vírus são muito mais do que isso. Eles contêm uma série de genes que espalham a outras espécies. “Os vírus modulam o funcionamento e evolução de todos os seres vivos”, afirmam Matthew B. Sullivan, da Ohio State; Joshua Weitz, da Georgia Tech; e Steven W. Wilhelm, da Universidade do Tennessee. Entre 40% e 80% do genoma humano estão ligados a antigas invasões virais.

Leia mais em: