Estados Unidos retomam pesquisas para aumentar a letalidade de vírus

Virus-Fonte

Perigo: estudos se dedicam a fortalecer vírus perigosos, com os causadores da gripe; da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS); ou da Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS)

Crédito foto: Pixabay

Financiamentos estavam suspensos desde 2014 por causa dos riscos envolvidos

Os National Institutes of Health (NIH), dos Estados Unidos, anunciaram que vão voltar a financiar as pesquisas em torno do ‘ganho de função’, nome pelo qual é conhecida a classe de estudos que se dedicam a fortalecer vírus perigosos, com os causadores da gripe, da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS) ou da Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS). Esses estudos estavam com os recursos suspensos depois de denúncias sobre incidentes envolvendo vazamentos desses patógenos.

Os financiamentos foram retomados após a publicação, em dezembro do ano passado, de novas normas de segurança e manipulação desses micro-organismos. De acordo com os NIH, esses estudos permitiriam aos cientistas conhecer e se antecipar às mutações de vírus que são uma ameaça à saúde pública, buscando formas de combatê-los.

Em comunicado publicado no site dos NIH, Francis Collins, diretor do organismo, se posicionou sobre as críticas envolvendo os riscos desse tipo de pesquisa. “Tenho confiança de que o minucioso processo de revisão estabelecido pela regulamentação ajudará a facilitar a condução responsável e segura deste tipo de pesquisa, de modo a ampliar seus benefícios para a saúde pública”.

Leia mais em: