Zika vírus pode ser causa de lesões oculares em recém-nascidos

NOTICIA1

Sequelas: atrofia macular neuro-retinal severa numa criança com microcefalia

Divulgação/ The Lancet

Pela primeira vez, detectam-se danos visuais em crianças com microcefalia, nascidas após o surto da febre no Brasil

Pesquisadores do Departamento de Oftalmologia da Universidade Federal de São Paulo, da Fundação Altino Ventura e do Hospital de Olhos de Pernambuco relataram no periódico científico britânico The Lancet três casos de lesões oculares em recém-nascidos aparentemente associadas à ocorrência de febre zika na gestação. Todas as três crianças apresentaram manchas na região macular e perda de reflexo na fóvea, região central da retina onde se formam as imagens que serão transmitidas ao cérebro. Uma atrofia retinal bem definida também foi detectada em um dos bebês. “Até onde sabemos, esta é a primeira vez que se descrevem achados oculares em crianças com microcefalia nascidas depois do surto de febre zika”, afirmam os autores no paper.

Os bebês citados no estudo tinham calcificações cerebrais detectadas por exames de tomografia computadorizada, e nenhuma das mães havia testado positivo para toxoplasmose, rubéola, citomegalovírus, herpes simplex, sífilis ou HIV – outras infecções normalmente associadas à microcefalia. Uma das mães relatou ter tido coceiras e dores articulares, sintomas característicos da febre zika, no primeiro trimestre da gravidez.As mães e filhos que participaram do estudo também foram submetidos a exames de biomicroscopia e de fundo de olho. Nenhuma das mães apresentava lesões oculares.

Mais casos

No paper, os autores afirmam que estudos mais amplos seriam conduzidos para avaliar manifestações oculares relacionadas ao zika vírus. Por isso, desde a submissão do artigo, os pesquisadores ampliaram suas análises. “Quando enviamos o texto para a revista, estávamos começando a examinar os pacientes. Agora, já temos cerca de 100 crianças e 100 mães examinadas em Pernambuco e na Bahia, com resultados semelhantes”, afirmou à BBC o oftalmologista Rubens Belfort Junior, professor da Escola Paulista de Medicina, da Unifesp, e um dos autores do estudo, sobre o fato de que 40% dos bebês com microcefalia associada ao zika vírus apresentaram, também, lesões oculares.

Segundo ele, os novos achados sugerem que o zika vírus estaria causando danos visuais também em bebês não afetados pela microcefalia. “Já temos algumas crianças sem microcefalia, mas com lesões na retina e no sistema nervoso central. Isso tornaria o problema maior e mais grave”, acrescenta.

Leia mais em:

http://www.thelancet.com/journals/lancet/article/PIIS0140-6736(16)00006-4/fulltext?rss=yes e http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2016/01/160107_zika_lesoes_olho_cc