Pesquisadores polinésios e brasileiros investigam rota que trouxe o zyka vírus ao país

É-vital-retirar-a-água-parada

Campeonato de canoagem e Copa do Mundo podem ter sido os canais para

o desembarque do micro-organismo, que teria vindo da Polinésia Francesa

Pesquisadores polinésios e franceses estão investigando como o zyka vírus chegou ao Brasil. Nos dois casos, os estudos apontam torneios esportivos realizados no país como os possíveis marcos da chegada do vírus ao país. O ponto de partida desta hipótese foi a análise do micro-organismo isolado no país, que não pertence à linhagem africana do micro-organismo, parecendo-se mais com a cepa presente na Polinésia Francesa – palco do maior surto recente de febre zyka fora do Brasil, em 2013 – e no sudoeste asiático.

O artigo científico dos pesquisadores da Polinésia sugere que o zyka desembarcou no Brasil em agosto de 2014, com atletas da Polinésia Francesa, Nova Caledônia e Ilhas Cook, que vieram participar do Va’a World Sprint, campeonato mundial de canoagem realizado na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro. Já o pesquisador brasileiro Dennis Fujita, do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo, o evento de entrada do zyka vírus no Brasil pode ter sido a Copa do Mundo de Futebol, quando 129 asiáticos vindos de países afetados pelo zyka vírus visitaram o país.

Fontes ouvidas pelo jornal Valor Econômico (saiba mais no link abaixo), entretanto, lembram que as duas hipóteses não explicam algumas particularidades do surto de febre zykano Brasil. “Essa hipótese do campeonato no Rio pode não ser a correta, porque o epicentro da doença está no Nordeste”, afirma Paulo Zannoto, virologista da Universidade de São Paulo.

 

Leia mais em:

http://www.valor.com.br/brasil/4354744/pesquisadores-veem-relacao-entre-esportes-e-chegada-do-zika-ao-brasil