Plataforma da biodiversidade vai reunir dados sobre patrimônio natural brasileiro

  • 18 de dezembro de 2015
  • Sem categoria
pantanal2

Informações sobre a ocorrência de espécies em diferentes ecossistemas poderão pautar decisões sobre manejo e licenciamento ambiental

O Brasil é dono do maior patrimônio de biodiversidade do planeta, com mais de 120.000 espécies de invertebrados além 4.509 espécies de peixes, 1.900 de aves, 973 de anfíbios, 732 de répteis e 711 de mamíferos. Isso, sem falar num incontável número de micro-organismos de alto potencial econômico, médico e agrícola. Pensando na gestão e preservação desse patrimônio natural, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) lançaram no fim de novembro, em Brasília, o Portal da Biodiversidade, plataforma virtual cuja missão é catalogar e facilitar o acesso ao conhecimento relacionado a essas e a novas espécies que venham a ser identificadas.

Desenvolvido por pesquisadores da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP) e parceiros, o portal reúne informações de bancos de dados ligados ao ICMBio e ao Jardim Botânico do Rio de Janeiro e já conta com mais de 1,5 milhão de registros de ocorrências sobre 93.442 espécies. “O portal é uma ferramenta de integração de informações, algumas com mais de 30 anos, e que estão finalmente à disposição da sociedade”, declarou o presidente substituto do ICMBio, Marcelo Marcelino, durante o lançamento da plataforma.
A partir de agora, ao acessar o Portal da Biodiversidade, o público poderá pesquisar a ocorrência de cada espécie, fazer o download do material pesquisado e utilizá-lo em diferentes softwares. A ferramenta permite utilizar vários filtros de busca como, por exemplo, a localização das espécies disponíveis em unidades de conservação, terras indígenas, biomas, cavernas ou áreas prioritárias para conservação, informações preciosas para pautar, por exemplo, decisões sobre manejo ambiental, licenciamento de áreas e estudos ambientais diversos.

O Portal da Biodiversidade integrará o Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira (SiBBr), uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), que promete ser o mais completo repositório de informações sobre a biodiversidade brasileira. Essa plataforma digital – que visa a integrar a publicação de dados de coleções biológicas do Brasil e do exterior – já conta com 91 publicadores e aproximadamente 6 milhões de registros de ocorrências de espécies da biodiversidade brasileira. Mas a meta é, até o fim de 2016, contabilizar 9 milhões de registros. “O Brasil tem uma grande capacidade de geração de dados em biodiversidade e o nosso desafio é tornar esses dados menos dispersos e mais acessíveis”, declarou durante a cerimônia Andréa Nunes, coordenadora-geral de Gestão de Ecossistemas e diretora nacional do Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira (SIBBr), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).