Olimpíada pode trazer novos vírus ao Brasil

noticia_06-2016_02

Tocha olímpica: para especialista, a melhor forma de prevenir surtos durante os Jogos é a intensificação do combate ao mosquito transmissor

Crédito foto: Presskit Rio 2016 / Marcos de Paula

Atualmente, pelo menos 20 micro-organismos transmitidos pelo Aedes aegypti estão em circulação na África, Ásia e Oceania

Pelo menos 20 novos vírus poderão desembarcar no Brasil durante os Jogos Olímpicos deste ano. O alerta é feito pelo virologista Pedro Vasconcelos, do Instituto Evandro Chagas, de Belém, autor de estudo publicado na revista Science que relaciona a entrada do zika vírus no País ao evento da Copa das Confederações, realizado em 2013.

Segundo Vasconcelos, o perigo existe porque, atualmente, há pelo menos 20 vírus transmitidos pelo Aedes aegypti em circulação na África, Ásia e Oceania, que poderão vir a infestar o País. “Enfrentamos o risco de outros vírus entrarem na Olimpíada”, diz ele.

Para o pesquisador, a melhor forma de prevenir surtos de novos vírus é intensificar o combate ao mosquito transmissor. “A queda nos níveis de infestação reduz os riscos de uma transmissão local e, daí, iniciar um ciclo de transmissão, com risco de epidemia”, disse ele ao jornal O Estado de São Paulo.

Leia mais em: