Chegam a 5 mil as ocorrências de sarampo nas Américas

MAT. 03 VACINA SARAMPO Foto. Marcelo Camargo-Agência Brasil-BBC News Brasil OPÇÃO 03

Fila para vacinação contra sarampo e poliomielite: após prorrogação, campanha atingiu meta de imunizar 95% das crianças de até 5 anos

Marcelo Camargo/Agência Brasil

Venezuela e Brasil são os países com a maioria dos casos confirmados

Já são 5.004 os casos de sarampo confirmados de sarampo nas Américas em 2018, de acordo com a atualização epidemiológica da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Isso quer dizer que o número mais que dobrou entre agosto e julho, quando o total de ocorrências não passava de 2.472.

A maioria das notificações vem da Venezuela (3.545, com 62 óbitos) e do Brasil (1.237, com seis mortes). As demais estão nos os Estados Unidos (107), Colômbia (60), Canadá (19), Equador (17), Argentina (8), México (5), Peru (4), Antígua e Barbuda (1) e Guatemala (1).

A situação fez com que a OPAS reforçasse as recomendações feitas aos países de  aumentar a cobertura vacinal e fortalecer a vigilância epidemiológica, com o objetivo de elevar a imunidade da população, além de detectar com agilidade os casos suspeitos. Em ambiente hospitalar, a orientação é que as instituições de saúde direcionem os pacientes a salas de isolamento a fim de evitar o contágio em salas de espera ou locais de internação.

Após ser prorrogada até 14 de setembro, a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite e Sarampo cumpriu a meta de imunizar 95% das crianças com idade entre 1 ano e menores de 5 anos.

Leia mais em: